As armadilhas mentais nos investimentos
economia
As armadilhas mentais nos investimentos
22 out 2023•Última atualização: 25 junho 2024
Resumo
Como lidar com seu dinheiro e evitar a auto sabotagem das suas finanças.Pode parecer estranho quando ouvimos pela primeira vez, mas uma boa parte do sucesso nos investimentos não está no conhecimento sobre matemática ou economia.
A psicologia tem papel fundamental no processo de construção do nosso patrimônio. Por isso as armadilhas mentais nos investimentos precisam ser evitadas.
Por isso que um acadêmico da área do campo ganhou um prêmio Nobel de economia. Daniel Kahneman foi reconhecido por seus estudos no campo das finanças comportamentais, identificando vieses e armadilhas mentais que caímos ao lidar com dinheiro.
Os estudos estão detalhados no livro Pensando Rápido e Devagar e vale muito a pena ler.Armadilhas mentais nos investimentos
Nesse sentido, não há nenhuma maneira de aprender como identificar se estamos caindo ou não em nossas armadilhas mentais sem sentir isso na pele. Mas, conhecendo alguns conceitos, podemos nos policiar para cair o mínimo possível.
Vamos resumir, a seguir, alguns dos principais pontos que Kahneman levanta sobre comportamento.
Viés da confirmaçãoQuando temos uma conclusão e queremos buscar evidências que confirmem a nossa visão, estamos com esse viés. O desafio aqui é não cair na tentação de justificar nossas teorias, mas sim fazer o contrário, formular as teses a partir das informações que estão disponíveis.
Viés da disponibilidade
Ocorre quando nossa decisão é afetada por uma informação que esteja recente na nossa cabeça, ou seja, a mais disponível. Podemos ficar mais pessimistas ou otimistas conforme o tom do fluxo de notícias que recebemos, assim não distinguindo corretamente o que pode afetar ou não os preços do que temos.
Viés da Ancoragem
Ancorar uma expectativa significa atribuir uma decisão com base em uma informação passada. Exemplo: A ação XYZ estava cotada a R$10,00 há um ano, hoje sua cotação é R$5,00.
Com base somente nessa informação, o investidor conclui que a ação está barata e tende a se apreciar. O preço por si só, entretanto, não quer dizer muita coisa. A empresa pode ter tido uma piora significativa em seus fundamentos e o preço da sua ação continua caindo.
Efeito manada
Quem cai nessa armadilha, simplesmente está seguindo o que todo mundo está fazendo. Comprar porque todo mundo está comprando, ou vender porque todo mundo já vendeu.
Normalmente isso faz com o que o investidor chegue atrasado para um determinado mercado ou investimento e se frustre com a experiência.
Status Quo
Os seres humanos têm uma grande tendência a querer que as coisas permaneçam do jeito que estão, na sua zona de conforto. Investindo não é diferente, muitas pessoas resistem a se abrir para o novo ou desconhecido.
Conclusão
Esse assunto é bastante extenso e tem ganhado cada vez mais relevância entre os investidores.
Existem muitos livros e estudos mostrando que excesso de medo ou ganância, muitas vezes são os grandes responsáveis por perdas e frustrações no mercado financeiro. Se é possível deixar uma dica para evitar se deixar levar por algum dos vieses, seria procurar opiniões e pontos de vista diferentes do seu.
Alguém pode estar enxergando algo que você não viu e vice-versa. Não deixe de fora dessa consulta uma visão profissional e idônea, dinheiro é um assunto muito delicado para que a gente não o trate com a importância que merece.
Dessa forma, contar um assessor de investimentos é muito importante para ter mais tranquilidade e segurança na hora de investir e evitar as armadilhas mentais. A Blue3 Investimentos conta com profissionais especializados e capacitados para dar todo o suporte durante sua jornada.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais