Confiança da Construção sobe 0,7 ponto em agosto, mostra FGV
economia
Confiança da Construção sobe 0,7 ponto em agosto, mostra FGV
28 ago 2023•Última atualização: 20 junho 2024
O Índice de Confiança da Construção (ICST) da FGV IBRE subiu 0,7 ponto em agosto, atingindo 95,9 pontos, o maior desde outubro de 2022, que estava em 100,9 pontos. Assim, em médias móveis trimestrais, o índice cresceu 0,6 ponto.
Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção do FGV IBRE, observou que, em agosto, o ICST subiu em alguns segmentos, mas caiu na infraestrutura. Além disso, ela destacou também a melhora da confiança no segmento de Preparação de Terrenos, devido à recuperação da carteira de contratos.
Em resumo, o resultado do ICST deste mês foi influenciado pelas melhorias nas avaliações do momento atual e nas perspectivas futuras. Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA-CST) cresceu 0,6 ponto, chegando a 94,6 pontos, o maior desde janeiro deste ano. Já o indicador de situação atual dos negócios subiu 1,2 ponto, para 93,9 pontos. Ademais, o indicador de carteira de contrato permaneceu estável em 95,2 pontos.
Entretanto, no campo das expectativas, o Índice de Expectativas (IE-CST) aumentou 0,7 ponto, alcançando 97,4 pontos, o maior desde outubro de 2022. Isso se deveu à melhora do indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses, que avançou 3,5 pontos para 96,7 pontos.
O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) na Construção cedeu 0,5 ponto percentual, atingindo 79,0%. O NUCI de Mão de Obra e de Máquinas e Equipamentos cederam 0,5 e 0,4 ponto percentual, para 80,1% e 74,3%.
Confiança Infraestrutura
Por fim, a piora na confiança no segmento de infraestrutura se deveu ao pessimismo das empresas de obras de arte especiais, responsáveis pela construção de pontes e viadutos. Por outro lado, o aumento da carteira de contratos em obras viárias impulsionou a confiança das empresas desse segmento. Ana Castelo observou que o novo PAC lançado em agosto ainda não influenciou positivamente as expectativas de todas as empresas.
Leia também: Indicadores econômicos: o que são e para que servem
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais