Confiança de Serviços cai em agosto após cinco meses de alta

economia

Confiança de Serviços cai em agosto após cinco meses de alta

30 ago 2023Última atualização: 20 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money
confianca-de-servicos-cai-em-agosto_its-money

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) do FGV IBRE recuou 0,6 ponto em agosto, para 97,4 pontos, após cinco meses seguidos de alta.

Assim, em médias móveis trimestrais, o índice manteve a tendência de alta ao crescer 1,5 ponto.

“O resultado desse mês sugere uma acomodação, influenciado por piora da satisfação dos empresários sobre o momento atual que está relacionado diretamente a uma redução da demanda", avaliou odolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

Além disso, Tobler também observou que Por mais que o ambiente macroeconômico tenha dado sinais mais favoráveis recentemente, o ano de 2023 ainda deve ser desafiador.

"Era esperado que a recuperação do setor perdesse um pouco da sua força, apesar de sua resiliência. A manutenção desse cenário depende da continuidade de notícias positivas no campo econômico”, disse.

Ademais, em agosto, a confiança do setor de serviços cedeu em função de uma piora da percepção das empresas sobre o momento atual.

Dessa forma, o ISA-S caiu 1,0 ponto para 98,5 pontos, influenciado por uma menor satisfação dos empresários em relação ao volume de demanda atual.

Agora, do lado das expectativas, o Índice das Expectativas (IE-S) ficou relativamente estável ao variar -0,3 ponto. A influência foi perspectivas mais pessimistas em relação a demanda prevista nos próximos três meses. Esse indicador caiu 1,8 ponto, para 96,8 pontos.

Apesar disso, os empresários ainda se mantêm com expectativas mais favoráveis para a tendência dos negócios nos próximos seis meses.

Então, o indicador que mede essa variável subiu 1,3 ponto, para 95,8 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (98,6 pontos).

Leia também: Indicadores econômicos: o que são e para que servem

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra