Confiança nos setores de Comércio e Serviços recua em setembro

economia

Confiança nos setores de Comércio e Serviços recua em setembro

28 set 2023Última atualização: 20 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money
confianca-nos-setores-de-comercio-e-servicos-recua-em-setembro

Os setores de Comércio e Serviços reduziram a confiança no mês passado, segundo a FGV. O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) do FGV IBRE recuou 1,6 ponto em setembro para 92,2 pontos. Além disso, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) do FGV IBRE recuou 0,5 ponto em setembro, para 96,9 pontos, segunda queda consecutiva.

Setores de Comércio e Serviços

Em setembro, a retração do ICS foi influenciada exclusivamente pela piora das perspectivas em relação aos próximos meses. Por outro lado, a queda do ICOM em setembro foi disseminada em 4 dos 6 principais segmentos do setor e nos dois horizontes temporais.

Dados ICS

“O resultado de setembro do setor de Serviços foi uma acomodação do setor. Isso depois de passar por uma trajetória de alta durante o ano. A situação atual é de melhores condições de negócios em relação aos meses anteriores. Além de manutenção da demanda que vem sendo recuperada aos poucos, reforçando a resiliência do setor. O grande desafio é em relação aos próximos meses. Apesar de sinais positivos no ambiente macroeconômico, a maior parte dos segmentos ainda demonstra cautela em suas expectativas. No entanto, para as datas de fim de ano, a perspectiva de melhora dos fatores macroeconômicos pode ter impacto positivo em parte do setor, como nos serviços prestados às famílias”, avaliou Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.

Dados ICOM

“A confiança do comércio voltou a cair em setembro, mantendo a volatilidade dos últimos meses. A piora ocorreu tanto nas avaliações sobre o momento atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses, mas chama a atenção a terceira queda consecutiva na percepção sobre a demanda atual. Por fim, a dificuldade de manter a trajetória positiva dos últimos meses parece estar relacionada a desaceleração da confiança dos consumidores e também pelo tempo que o efeito da melhora das variáveis macroeconômicas, como a redução de juros, vai levar para refletir na atividade do setor”, avalia Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra