Em ata, Copom indica ritmo adequado para política monetária contracionista
brasil
Em ata, Copom indica ritmo adequado para política monetária contracionista
6 fev 2024•Última atualização: 20 junho 2024
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgou hoje a ata da reunião dos dias 30 e 31 de janeiro.
No relatório, foi sinalizado que “se confirmado o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões”.
Além disso, também consta em destaque a avaliação de que o ritmo está apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionáriro,
A expectativa foi divulgada na ata da última reunião, publicada nesta terça-feira (06). Na última reunião, o comitê cortou a taxa em 0,5 p.p. e a Selic foi a 11,25% ao ano.
A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 19 e 20 de março.
Ata do Copom
“No âmbito doméstico, o conjunto de indicadores recentes de atividade econômica segue consistente com o cenário de desaceleração da economia esperado pelo Comitê. Observa-se moderação no crescimento econômico, mas com resiliência no consumo das famílias”, diz a ata divulgada na íntegra no site do Banco Central.
Por fim, o Comitê ressalta que o mercado de trabalho segue aquecido e com aceleração nos rendimentos reais, embora o mercado tenha apresentado alguma moderação na margem.
Além disso, a inflação ao consumidor está na trajetória “esperada” de desinflação. Isso porque, nas divulgações mais recentes, os indicadores que possuem os compotentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária estão mais próximos da meta para a inflação.
Todos os membros do Comitê, no entanto, concordaram que o cenário-base do Comitê segue sendo de desaceleração gradual do crescimento econômico, com resiliência no consumo das famílias e menor dinamismo na formação bruta de capital fixo.
Em suma, os dados de atividade divulgados desde a última reunião corroboram o cenário delineado pelo Copom e não houve alteração substancial sobre o cenário de crescimento.
Nesse contexto, e diante da volatilidade recente e da incerteza à frente no cenário internacional, o Comitê manteve a avaliação de que é apropriado adotar uma postura de cautela, principalmente em países emergentes. Além disso, o Comitê continuará acompanhando os diversos dados da economia global e seus respectivos canais de transmissão para a economia doméstica.
Leia também: Ciclo de queda da Selic: entenda o impacto na economia e nos investimentos
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais