Índice de Preços ao Produtor cai em junho, diz IBGE
economia
Índice de Preços ao Produtor cai em junho, diz IBGE
27 jul 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Em junho de 2023, os preços da indústria caíram 2,72% frente a maio. Assim, o Índice de Preços ao Produtor cai em junho e soma o quinto resultado negativo consecutivo.
Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Índice de Preços ao Produtor cai em junho
Como resultado, 19 das 24 atividades industriais tiveram queda de preços no mês de junho.
Por outro lado, a queda no acumulado no ano foi de 6,46%, o menor para um mês de junho desde o início da série histórica do IBGE, em 2014.
O acumulado em 12 meses ficou em -12,37%, a maior queda da série histórica para esse indicador.
Influências no indicador
Isso porque, segundo o IBGE, o indicador tem sido influenciado pelas commodities-chave, que têm barateado os custos de produção ao longo das cadeias produtivas nacionais. Assim, tornado produtos importados básicos mais competitivos e reduzido a receita unitária de venda do exportador brasileiro.
No mês, as quatro variações mais intensas foram de indústrias extrativas (-10,52%), refino de petróleo e biocombustíveis (-6,32%), outros produtos químicos (-5,01%) e papel e celulose (-4,40%).
Por fim, de acordo com o IBGE, Alimentos foi o setor industrial de maior destaque na composição do resultado agregado, na comparação entre os preços de junho e os de maio. A atividade foi responsável por -0,83 ponto percentual (p.p.) de influência na variação de -2,72% da indústria geral.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais