Índice de Preços ao Produtor cai em maio, diz IBGE

economia

Índice de Preços ao Produtor cai em maio, diz IBGE

29 jun 2023Última atualização: 21 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) cai no Brasil, segundo IBGE. Em maio de 2023, os preços da indústria variaram -3,07% frente a abril, quarto resultado negativo consecutivo. Nessa comparação, 20 das 24 atividades industriais tiveram queda de preços.

O acumulado no ano foi de -4,04%, o menor para o mês de maio desde o início da série histórica, em 2014. Ou seja, o acumulado em 12 meses ficou em -9,20%, a maior queda da série histórica para esse indicador.

Índice de Preços ao Produtor cai

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) das Indústrias Extrativas e de Transformação mede os preços de produtos “na porta de fábrica”, sem impostos e fretes, e abrange as grandes categorias econômicas.

Entre as atividades analisadas, as quatro variações mais intensas foram: refino de petróleo e biocombustíveis (-10,47%); indústrias extrativas (-9,32%); outros produtos químicos (-5,78%); e papel e celulose (-5,51%). Assim, refino de petróleo e biocombustíveis foi o setor industrial de maior destaque na composição do resultado agregado, na comparação mensal. A atividade foi responsável por -1,16 pontos percentuais (p.p.) de influência na variação de -3,07% da indústria geral.

Atividades em destaque

Por fim, outras atividades em destaque foram outros produtos químicos, com -0,47 p.p. de influência, indústrias extrativas (-0,47 p.p.) e alimentos (-0,42 p.p.).

O acumulado no ano atingiu -4,04% ante -0,99% em abril. O resultado de 2023 é o menor índice já registrado para um mês de maio desde o início da série histórica, em 2014.

As maiores variações foram em refino de petróleo e biocombustíveis (-18,12%), papel e celulose (-14,93%), outros produtos químicos (-12,65%) e bebidas (7,95%). Nesse sentido, as principais influências foram registradas em refino de petróleo e biocombustíveis: -2,17 p.p., outros produtos químicos (-1,11 p.p.), papel e celulose (-0,51 p.p.) e alimentos (-0,50 p.p).

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra