Índice de Variação de Aluguéis Residenciais acelera em julho

economia

Índice de Variação de Aluguéis Residenciais acelera em julho

4 ago 2023Última atualização: 21 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money
indice-de-variacao-de-alugueis-residenciais-acelera-em-julho_its-money

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) da Fundação Getulio Vargas (FGV) variou 0,51% em julho de 2023, o que representa uma aceleração em relação à taxa mensal de -0,48% registrada no mês anterior.

Com o resultado, a taxa acumulada em 12 meses passou de 7,96% em junho de 2023 para 7,37% em julho de 2023.

Entre junho e julho, três cidades componentes do IVAR apresentaram alta em suas taxas de variação: Belo Horizonte (de -4,98% para 2,54%), Rio de Janeiro (-2,77% para 1,00%) e Porto Alegre (de -0,13% para 0,58%). Apenas a cidade de São Paulo (de 1,54% para -0,35%) apresentou decréscimo na variação do aluguel residencial, conforme ilustra o gráfico a seguir.

As taxas interanuais (Julho 23 / Julho 22)  desaceleraram em duas das quatro cidades componentes do IVAR: São Paulo (de 7,22% para 5,97%) e Porto Alegre (de 6,28% para 5,76%). Já as cidades de Belo Horizonte (de 10,68% para 10,73%) e do Rio de Janeiro (de 8,82% para 9,49%) registraram avanços em suas taxas interanuais.

O IVAR foi desenvolvido pela FGV para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil.

O que é o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR)

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) mede a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais em quatro das principais capitais brasileiras com base em informações anonimizadas de contratos de locação obtidas pelo FGV IBRE junto a empresas administradoras de imóveis, representando um aprimoramento das estatísticas acerca de aluguéis residenciais do FGV IBRE.

O FGV IBRE agradece as conversas e parcerias com diversos atores do setor imobiliário durante a criação do IVAR. O índice se tornou realidade com a contribuição de várias pessoas e
organizações que colaboraram com informações sobre este mercado.

Os dados usados na elaboração do IVAR são valores de contratos fornecidos por um conjunto de agentes do mercado imobiliário que fazem a intermediação de operações de locação.

A atualização desses valores ao longo do tempo para um mesmo imóvel ocorre em momentos preestabelecidos nos contratos para reajustes, ou por negociações entre as partes no meio desses
períodos.

Um mesmo imóvel é seguido ao longo do tempo em diferentes contratos, como parte da dinâmica natural do mercado. Em qualquer uma dessas circunstâncias, os valores considerados são
aqueles efetivamente desembolsados pelos locatários em cada período do tempo, constituindo, portanto, a informação ideal para o cálculo de um índice que reflita a evolução dos fundamentos do
mercado imobiliário.

Os índices das cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo estão sendo calculados a partir de bases de dados estatisticamente significativas e representam
apropriadamente a evolução dos valores de aluguéis de imóveis residenciais nestas capitais do país.

O Índice Nacional é calculado como a média ponderada destas capitais com os mesmos pesos utilizados no computo dos subitens componentes do IPC-S.
Para mais informações sobre aspectos metodológicos do IVAR, consulte a nota metodológica
completa no Portal do IBRE

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra