Morning Call: Empregos EUA superam expectativas, Brasil apresenta inflação baixa
morning-call
Morning Call: Empregos EUA superam expectativas, Brasil apresenta inflação baixa
8 jan 2025
Resumo dos Principais Eventos Econômicos
Ontem, a Europa divulgou dados de inflação que se alinharam com as expectativas do mercado. No Brasil, três medidores de inflação mostraram resultados abaixo do mês anterior, um indicativo positivo para a economia. Por outro lado, os Estados Unidos destacaram-se com ofertas de emprego superiores ao esperado, com 8,1 milhões de novas vagas, superando a expectativa de 7 milhões, o que reforça a força do mercado de trabalho americano.
Indicadores Econômicos
Os dados de inflação na Europa mostraram-se estáveis e em conformidade com as previsões do mercado. No Brasil, os três indicadores de inflação apresentaram números mais baixos em relação ao mês anterior, sinalizando um cenário mais confortável.
Ao mencionar os Estados Unidos, as ofertas de emprego superaram as expectativas, com 8,1 milhões de novas posições disponíveis. Essa métrica demonstra um mercado de trabalho robusto, que pode impactar diretamente as decisões de política monetária futura.
Destaques Corporativos
A Prio divulgou dados de produção referentes ao mês de dezembro. Seus resultados não foram animadores, com o campo de Fraid apresentando estabilidade e outras áreas enfrentando paralisações e manutenções. As restrições impostas pelo Ibama impactaram a produção, especialmente no cluster de tubarão e polvo.
No campo de Albacore, manutenções nas turbinas e no compressor de gás resultaram em queda na produção. Vale ressaltar que, embora a produção bruta da empresa tenha aumentado com a contribuição de Peregrino, a exclusão desse campo mostra um desempenho menos favorável.
Agenda Econômica do Dia
Hoje, antes da abertura do mercado, o Brasil irá divulgar a produção industrial, um indicador relevante para avaliar a saúde do setor. Nos Estados Unidos, às 10h15, teremos a avaliação dos empregos privados, seguida, às 10h30, pelos pedidos de seguro-desemprego. Esses dois dados são cruciais e podem gerar volatilidade no mercado americano.
Portanto, os investidores devem manter a atenção voltada para a abertura do mercado, que promete ser um pouco menos volátil ao longo do dia.
Renato Reis
Formado em Ciências Econômicas pelo Ibmec BH. Analista de valores mobiliários (CNPI-P EM-3580) credenciado pela Apimec. Analista fundamentalista na casa de análise DVinvest.
Saber mais