Novos estímulos
morning-call
Novos estímulos
6 jun 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Mercados praticamente de lado na abertura do pregão dessa terça-feira (6) com bolsas reagindo noticiário econômico, com foco no aumento inesperado nas taxas de juros da Austrália, nessa madrugada. Por lá, o BC tem alertado sobre pressões inflacionárias ainda para serem contidas, por isso a necessidade de elevar os juros. Confira o Morning Call desta terça-feira, com análises da DVinvest.
Na China, o governo tem mostrado mais sinais de que haverá estímulos principalmente para o setor imobiliário. Recentemente foi noticiado que os bancos poderiam reduzir as taxas de deposito, reduzindo custos atrelados a financiamento por lá.
Refletindo uma possível maior demanda na Ásia, o minério de ferro tem alta pelo quinto dia seguido na bolsa de Singapura, enquanto o petróleo tem queda orbitando nos USD 70 em função dos cortes de produção na Arábia Saudita.
Aqui no Brasil, as notícias devem ficar por conta do IGP-DI que pode acentuar o movimento de deflação visto anteriormente com queda de 1,93% na comparação mensal. O mercado deve observar a oferta do tesouro NTN-B por parte do Tesouro, em meio a redução nas expectativas de inflação no curto prazo.
Análise técnica mercado interno
IBOV fechou o dia de ontem em leve alta de +0.12%. Podendo ainda dar sequência no movimento atual de alta, o índice Ibovespa já vem mostrando sinais de sobrecompra. Essa informação aliada ao fato de que existe uma forte faixa de resistência nesse patamar de preço, faz com que a expectativa seja o IBOV encontrar uma maior pressão vendedora durante os próximos dias.
Análise técnica mercado externo
No mercado americano, o S&P500 apresentou um dia com queda de -0.20%. Assim como o nosso mercado, o índice americano também trabalha em cima de uma forte região de resistência e pode nos próximos movimentos apresentar algo mais expressivo para baixo. Portanto, a expectativa para o S&P500 segue sendo de correção.
Análise técnica commodities
O petróleo encerrou o pregão de ontem em alta de +0.32%. Apesar do dia positivo, o candle gerado no gráfico diário mostrou que ainda temos uma forte pressão vendedora no ativo e podemos ver ele ganhando novamente força para baixo. Após abrir em forte gap de alta, o petróleo devolveu todo o movimento do dia e isso reforça a expectativa de perder a região de suporte dos $72.
Análise técnica dólar
O dólar fechou mais um dia no negativo apresentando queda de -0.62%. Apesar da queda e da possibilidade de perder a região de fundo anterior, o dólar segue com um viés mais positivo no curto e médio prazo. Assim, a região dos 4.850 – 4.820 segue sendo o patamar de suporte mais relevante para o ativo.
Análise técnica PETR4 – 60 Minutos
Petrobras segue ganhando força na ponta compradora e apontando para buscar novos níveis de resistência. Caso o ativo supere as máximas anteriores, podemos ter um novo movimento de alta ganhando ainda mais força para cima.
Resistências: 27.72 – 28.50 - 29.20
Suportes: 27.12 – 26.90 – 26.50
Análise técnica VALE3 – 60 Minutos
Por fim, em um dia mais travado, VALE3 nesse momento segue apresentando uma correção do gap de alta gerado na semana passada. Portanto, a maior expectativa no intraday segue sendo de queda em busca dos níveis de suporte.
Resistências: 68.10 – 68.5 – 69.10
Suportes: 66.30 – 65.90 – 64.40
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T
Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários.
Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais