Reajustes salariais em julho ficaram acima da inflação, fiz Fipe
economia
Reajustes salariais em julho ficaram acima da inflação, fiz Fipe
24 ago 2023•Última atualização: 20 junho 2024
Uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e divulgada hoje (24) revela que 92,6% dos reajustes salariais acordados em julho, por meio de convenções coletivas de trabalho, superaram a taxa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Além disso, aumento salarial mediano no sétimo mês do ano foi de 5%, em contraste com uma inflação acumulada de 3% nos 12 meses anteriores, resultando em um ganho real de 2%.
Porém, julho marcou o oitavo mês consecutivo em que os reajustes salariais ficaram acima da inflação. O mês também registrou o maior ganho real desde dezembro de 2022. Por outro lado, no acumulado do ano até julho, 78,4% dos reajustes salariais ficaram acima do INPC. Em comparação, no mesmo período de 2022, essa proporção foi de apenas 20,5%.
Contudo, de acordo com a prévia de agosto, conforme a Fipe, 75% dos reajustes estão superando o INPC. Assim, o aumento salarial mediano foi de de 5% em relação a um INPC de 3,5%.
Em resumo, a pesquisa da Fipe utiliza dados do Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base nos resultados das negociações coletivas.
Leia também: Indicadores econômicos: o que são e para que servem
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais