Semana de novos ajustes
morning-call
Semana de novos ajustes
19 jun 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Bolsas na Europa abarem em correção com feriado nos EUA e realizações de lucro, após as altas observadas nas semanas anteriores. Investidores devem olhar com mais atenção ao FED antes de tomar posições mais definidas.
Para essa semana, teremos as falas de membros votantes do FED, inclusive do Presidente Jerome Powell, que pode indicar pistas e próximos passos dos juros por lá.
Bolsa americana está no patamar mais alto desde o início dos ajustes monetários.
Nas commodities, minério de ferro desponta alta na bolsa de Singapura e avança para o maior nível desde abril com mercado relativamente otimista quanto recuperação na China. Petróleo tem leve correção no pregão de hoje após altas sucessivas.
Por aqui os investidores devem reagir ao boletim Focus que pode trazer novas revisões de expectativa da inflação. Mercado fica atento também as tramitações do arcabouço fiscal no senado que deve ser votado em plenário ainda essa semana.
Análise técnica mercado interno
O IBOV encerrou a sexta-feira em queda de -0.39%. Dessa forma, a expectativa para uma correção segue sendo válida, principalmente devido ao movimento já bastante esticado e a região de resistência que o índice se encontra. Próximo nível de suporte relevante está na faixa dos 112k.
Análise técnica mercado externo
O S&P500 encerrou o último pregão com queda de -0.37%. Assim como nosso mercado, o índice americano também se encontra perto de regiões importantes de resistência e deve encontrar dificuldade para continuar o movimento atual de alta. Portanto, uma correção é mais provável nesse momento.
Análise técnica commodities
O petróleo encerrou o último pregão com alta de +0.94%. Apesar do fechamento positivo, o movimento atual segue apontando para uma queda e a expectativa continua sendo para o rompimento da região de suporte dos $70. Caso isso aconteça, o suporte mais relevante se encontra na faixa dos $62.
Análise técnica dólar
O dólar no último pregão fechou em leve alta de +0.20%. Assim, nesse momento, o dólar trabalha em cima de uma forte região de suporte, onde provavelmente veremos defesa compradora nessa faixa de preço e para o ativo voltar para cima dos 5.000. Caso isso não aconteça, podemos ver o dólar ganhar mais força vendedora e trabalhar abaixo dos 4.700.
Análise técnica PETR4 – 60 Minutos
A Petrobras trabalhou em um movimento bem lateral na maioria do pregão de ontem. O mais interessante nesse momento é buscar oportunidades de venda com alvo nas regiões de suporte destacadas abaixo.
Resistências: 30.00
Suportes: 28.30 – 27.90 – 26.50
Análise técnica VALE3 – 60 Minutos
Vale fechou o dia em alta. A expectativa para o ativo ainda segue sendo de correção do último movimento de baixa. Dessa forma, podemos ter oportunidades na ponta compradora buscando níveis de resistência.
Resistências: 69.80 – 70.05 – 71.10
Suportes: 66.30 – 65.90 – 64.40
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T
Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários.
Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
Assim, segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
Por fim, as informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais