Semana difícil
morning-call
Semana difícil
23 jun 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Semana difícil e intensa para os mercados globais, com autoridades monetárias de diversos países (Bancos Centrais) aumento taxas de referência, ou com discurso altista para os juros. Diversas praças acionárias registraram perdas, em uma das piores semanas desde março. Confira no Morning Call desta sexta-feira (23).
Durante a semana, vimos aumentos nas taxas de países como Noruega, Suíça e a decisão do Banco da Inglaterra (BoE) que elevou sua taxa de juros para 5%, em um aumento de 50 bps que surpreendeu investidores, que projetavam aumento de 25 bps.
Nos Estados Unidos, investidores começam a precificar pelo menos mais dois aumentos nas taxas de juros, na ordem de 25 bps já nas duas próximas reuniões. As falas do presidente do FED, Jerome Powell, corroboraram para essa visão.
No caso da Ásia, observamos investidores ansiosos por mais estímulos no mercado imobiliário. Apesar do governo chinês ter realizados cortes pontuais em taxas curtas, mercado reagiu com cautela, penalizando as cotações.
Por aqui, investidores durante o pregão de quinta-feira fizeram seus ajustes ao discurso mais duro do Banco Central, na decisão de manter a Selic inalterada. A curva de juros praticamente retirou corte projetado para agosto, com queda na bolsa. Ações de setores mais sensíveis aos juros obviamente sentiram mais.
Análise técnica mercado interno
O IBOV encerrou o pregão com queda de -1.23%. A expectativa para o índice continua sendo de correção do movimento de alta, portanto, devemos ficar atentos a novos sinais de baixa. A região de suporte mais relevante nesse momento segue sendo os 112k.
Análise técnica mercado externo
O S&P500 terminou o dia com alta de +0.32%. Após três dias em queda, o índice americano se aproximou da média móvel e apresentou um candle positivo. Entretanto, mesmo que nos próximos dias o S&P500 gere um sinal de fundo, a expectativa ainda se mantém para uma correção mais profunda.
Análise técnica commodities
O petróleo terminou o último pregão com forte baixa de 3.34%. Após tocar novamente a região da média móvel, o movimento atual segue apontando para uma queda e a expectativa continua para o rompimento da região de suporte dos $70. Caso isso aconteça, o suporte mais relevante se encontra na faixa dos $62.
Análise técnica dólar
O dólar encerrou o dia em alta de +0.12%. O ativo segue dando sequência no movimento atual de baixa, entretanto, a expectativa é de correção devido á região que o dólar se encontra, que é uma importante zona de suporte.
Análise técnica PETR4 – 60 Minutos
Após novamente ganhar a máxima histórica, o ativo no dia de ontem abriu com gap de baixa e apresentou um sinal que pode indicar o início de um processo maior de correção. Dessa forma, a expectativa ainda segue sendo de baixa para os próximos dias.
Resistências: 31.85
Suportes: 30.80 – 28.50 – 27.90
Análise técnica VALE3 – 60 Minutos
Após começar o dia testando uma forte região de resistência, onde inclusive fizemos uma excelente operação em nossa sala de ações, Vale apresentou um movimento mais forte de baixa. Pelo gráfico diário a expectativa segue sendo de queda para o papel.
Resistências: 69.80 – 70.05 – 71.10
Suportes: 66.30 – 65.90 – 64.40
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T
Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários.
Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais