Vendas no varejo avançam 0,8% em março, mostra IBGE

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Vendas no varejo avançam 0,8% em março, mostra IBGE

17 mai 2023Última atualização: 21 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money

O volume de vendas no comércio varejista cresceu 0,8% em março frente a fevereiro de 2023, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira a Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE.

A média móvel trimestral foi de 1,5% no trimestre encerrado em março. Frente a março de 2022, o comércio varejista avançou 3,2%, acumulando alta de 1,2% nos últimos doze meses e, também, de 2,4% no ano.

PeríodoVarejo (%)Varejo Ampliado (%)
Volume de vendasReceita nominalVolume de vendasReceita nominal
Março / Fevereiro*0,82,53,63,4
Média móvel trimestral*1,52,02,12,3
Março 2023 / Março 20223,27,08,814,0
Acumulado 20232,48,63,310,2
Acumulado 12 meses1,212,6-0,211,3
*Série COM ajuste sazonal 

O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas em março de 2023 mostrou aumento de 3,6% nas vendas frente ao mês imediatamente anterior na série livre de influências sazonais, após aumento de 2,0% em fevereiro de 2023. Com isso, a evolução do índice de média móvel trimestral para o varejo ampliado depois do avanço de 1,2% no trimestre encerrado em fevereiro de 2023, avançou em 2,1% no trimestre encerrado em março de 2023.

Em março, quatro das oito atividades do comércio varejista tiveram taxas negativas: Tecidos, vestuário e calçados (-4,5%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,1%). Por outro lado, três tiveram crescimento: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) e Móveis e eletrodomésticos (0,3%). A atividade de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo ficou estável (0,0%). Já no comércio varejista ampliado, Material de construção variou 0,2%, enquanto Veículos e motos, partes e peças cresceu 3,7%.

 VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:  Março 2023 - BRASIL
ATIVIDADESMÊS/MÊS
ANTERIOR (1)
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIORACUMULADO
Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)
JANFEVMARJANFEVMARNO ANO12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2)3,90,00,82,81,13,22,41,2
1 - Combustíveis e lubrificantes1,3-0,3-0,126,719,914,320,021,0
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo1,4-0,80,02,30,94,52,62,2
       2.1 - Super e hipermercados2,2-1,01,42,71,75,03,22,5
3 - Tecidos, vest. e calçados28,2-6,0-4,52,4-8,9-7,3-4,7-5,2
4 - Móveis e eletrodomésticos1,8-1,60,34,5-0,72,02,1-4,9
       4.1 - Móveis----1,7-9,7-7,3-6,2-12,0
       4.2 - Eletrodomésticos---8,34,97,36,9-1,5
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria-1,01,60,7-7,6-0,76,8-0,54,0
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria-4,64,9-0,615,4-9,4-8,00,77,0
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação7,5-9,97,714,8-2,64,15,22,9
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico1,3-2,2-2,2-6,5-12,9-12,9-10,6-10,9
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)0,62,03,60,70,08,83,3-0,2
9 - Veículos e motos, partes e peças0,81,03,74,7-1,310,75,0-1,4
10- Material de construção2,6-1,80,21,1-5,7-5,1-3,3-8,4
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo5,6-0,7
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.  (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8. (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10. 

Comércio avança 3,2% frente a março de 2022 e cresce em cinco das oito atividades

Em março de 2023, frente a igual mês do ano anterior, o comércio varejista mostrou avanço 3,2%, com predominância de taxas positivas dentre as atividades, atingindo cinco das oito atividades pesquisadas: Combustíveis e lubrificantes (14,3%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,8%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,1%) e Móveis e eletrodomésticos (2,0%). Três setores apresentaram queda na comparação interanual: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-12,9%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-8,0%) e Tecidos, vestuário e calçados (-7,3%).

No comércio varejista ampliado, a alta de 8,8% nas vendas, frente a março de 2022, foi seguida por Veículos e motos, partes e peças (10,7%) e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,6%). O setor de Material de construção caiu 5,1% nessa comparação.

RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:  Março 2023 - BRASIL
ATIVIDADESMÊS/MÊS ANTERIOR (1)MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIORACUMULADO
Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)
JANFEVMARJANFEVMARNO ANO12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2)3,00,42,511,27,77,08,612,6
1 - Combustíveis e lubrificantes10,3-3,9-1,85,6-1,2-11,3-3,013,4
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo2,80,20,015,312,312,913,516,3
       2.1 - Super e hipermercados1,30,3-0,515,713,213,714,216,6
3 - Tecidos, vest. e calçados0,7-0,51,119,04,85,39,510,6
4 - Móveis e eletrodomésticos2,0-1,70,18,91,83,64,83,5
       4.1 - Móveis---10,0-0,21,33,70,8
       4.2 - Eletrodomésticos---9,74,25,76,65,1
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria0,22,01,75,012,419,912,418,0
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria1,90,20,326,0-0,6-0,29,914,8
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação5,2-9,77,79,2-8,6-4,8-1,82,2
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico1,3-1,9-1,92,1-5,3-6,5-3,2-0,8
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)1,22,03,49,16,814,010,211,3
9 - Veículos e motos, partes e peças1,30,83,911,93,815,510,710,0
10- Material de construção2,5-0,8-0,78,70,5-0,32,80,7
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo15,210,4
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.  (1) Séries com ajuste sazonal.

As vendas do setor de Combustíveis e lubrificantes subiram 14,3% frente a março de 2022. Este indicador do setor cresce há 14 meses, desde janeiro de 2022 (-7,0%). O acumulado no ano desacelerou, indo de 23,3% em fevereiro para 20,0% em março. O acumulado nos últimos doze meses chegou a 21,0% em março, valor próximo ao de fevereiro (20,9%).

As vendas de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria cresceram 6,8% frente a março de 2022, primeiro resultado positivo após dois meses de queda (-7,6% em janeiro e -0,7% em fevereiro). Com isso, o setor acumula queda de 0,5% no ano, frente ao mesmo período de 2022. O acumulado nos últimos doze meses é de 4,0% até março, somando 66 meses consecutivos de resultados positivos.

Pelo oitavo mês consecutivo, o setor de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresenta resultado positivo na comparação interanual, registrando 4,5% de crescimento entre março de 2023 e março de 2022. No ano, o acúmulo é de 2,6% até março, acima do registrado até fevereiro (1,6%). Nos últimos doze meses o valor também é positivo até março (2,2%), 0,7 p.p. acima de fevereiro (1,5%).

O agrupamento de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação apresentou aumento de 4,1% nas vendas frente a março de 2022, invertendo trajetória registrada no mês anterior (-2,6%). Com isso, no ano o acumulado passa de 5,9% até fevereiro para 5,2% até março. Nos últimos dozes meses há também diminuição na intensidade de crescimento, passando de 3,9% até fevereiro para 2,9% em março de 2023.

O setor de Móveis e eletrodomésticos apresentou aumento de 2,0% nas vendas frente a março de 2022, invertendo sinal em relação ao mês anterior, quando o indicador interanual havia registrado -0,7%. Em relação ao acumulado no ano, o resultado até março foi o mesmo que até fevereiro: 2,1%. Nos últimos dozes meses, a inclusão do mês de março não modifica o cenário, que passa de -4,5% até fevereiro para -4,9% até o mês de referência.

Em Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos etc., o indicador interanual registrou queda de 12,9% em março de 2023, mesmo valor de fevereiro. A atividade também mostra perda de ritmo, em relação ao acumulado no ano, passando de -9,4% até fevereiro para -10,6% no mês de referência. O mesmo acontece em termos do resultado acumulado nos últimos doze meses, que também passa de -9,4% até fevereiro para -10,9% em março.

O setor de Livros, jornais, revistas e papelaria registrou queda, em março de 2023, de 8,0% nas vendas frente a março de 2022, segunda consecutiva, uma vez que o resultado de fevereiro foi negativo em 9,4%. No ano, o setor acumula 0,7% de crescimento até março, abaixo do acumulado registrado até fevereiro (3,9%). No indicador dos últimos dozes meses o setor também desacelera, passando de 10,6% até fevereiro de 2023 para 7,0% até março.

As vendas de Tecidos, vestuário e calçados recuaram 7,3% frente a março de 2022, segunda queda consecutiva nessa comparação e a oitava desde julho de 2022. Nesse período, apenas janeiro de 2023 (2,4%) foi positivo. No ano, o setor acumula perda de 4,7% até março, mais intensa que a de fevereiro (-3,3%). Pelo quarto mês consecutivo o indicador de 12 meses (-5,2%) foi negativo, assim como em dezembro (-0,5%), janeiro (-0,5%) e fevereiro (-1,5%).

No comércio varejista ampliado, a atividade de Veículos e motos, partes e peças apresentou resultado no campo positivo (10,7%) na comparação de março de 2023 com março de 2022, após registrar -1,3% em fevereiro de 2023 em relação ao mesmo mês do ano anterior. No ano, o setor acumula resultados positivos pelo terceiro mês consecutivo: 4,7% em janeiro, 1,7% até fevereiro e 5,0% até março de 2023. Nos últimos doze meses, no entanto, a atividade acumula queda pela oitava vez, atingindo -1,4% até março.

O resultado de -5,1% entre março de 2022 e março de 2023 para Material de construção foi o segundo negativo consecutivo. Nos últimos 21 meses, o setor teve resultados no campo positivo em apenas duas ocasiões: março de 2022 (1,2%) e janeiro de 2023 (1,1%). Tanto no acumulado do ano quanto nos últimos dozes meses o resultado, até março, também é negativo: -3,3% no ano e - 8,4% nos últimos dozes meses.

A atividade de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 5,6% frente a março de 2023 com março de 2022, primeiro resultado positivo da série, que se inicia em janeiro de 2023. No ano de 2023 até março, a atividade acumula -0,7% de perdas, menos intensa que o valor acumulado até fevereiro, que foi de -5,1%.

Vendas crescem em 23 das 27 Unidades da Federação

De fevereiro para março de 2023, na série com ajuste sazonal, o volume de vendas do comércio varejista do país cresceu 0,8%, com resultados positivos em 23 das 27 Unidades da Federação. As maiores altas foram no Espírito Santo (5,7%), Paraíba (5,4%) e Alagoas (4,8%). Por outro lado, houve quedas em quatro das 27 UFs: Rio de Janeiro (-2,0%), Distrito Federal (-1,4%), Tocantins (-1,1%) e Maranhão (-1,0%).

Na mesma comparação, o volume de vendas do comércio varejista ampliado cresceu 3,6% de fevereiro para março, com resultados positivos em 22 das 27 Unidades da Federação. Os destaques foram Tocantins (22,3%), São Paulo (14,1%) e Paraná (8,9%). Por outro lado, houve recuos em cinco das 27 UFs: Rio Grande do Sul (-4,0%), Ceará (-1,7%), Roraima (-1,4%), Rio Grande do Norte (-1,3%) e Maranhão (-0,8%).

Redação It's Money

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