Vendas no varejo caem 0,1% em fevereiro ante janeiro, mostra IBGE

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Vendas no varejo caem 0,1% em fevereiro ante janeiro, mostra IBGE

25 abr 2023Última atualização: 21 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money

O volume de vendas no comércio varejista caiu 0,1% em fevereiro frente a janeiro de 2023, em dados com ajustes sazonais, informou nesta terça-feira (25) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A média móvel trimestral foi de 0,2% no trimestre encerrado em fevereiro. Frente a fevereiro de 2022, o comércio varejista cresceu 1,0%, acumulando alta de 1,3% nos últimos doze meses e de 1,8% no ano.

PeríodoVarejoVarejo Ampliado
Volume de vendasReceita nominalVolume de vendasReceita nominal
Fevereiro / Janeiro*-0,10,31,71,8
Média móvel trimestral*0,20,80,91,5
Fevereiro 2023 / Fevereiro 20221,07,5-0,26,6
Acumulado 20231,89,30,17,8
Acumulado 12 meses1,313,6-0,511,7
*Série COM ajuste sazonal 

O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, subiu 1,7% frente ao mês imediatamente anterior. Com isso, a média móvel trimestral foi de 0,9% no trimestre encerrado em fevereiro de 2023. Na comparação com fevereiro de 2022, o varejo ampliado variou -0,2%, acumulando -0,5% nos últimos doze meses.

Em fevereiro, seis das oito atividades do comércio varejista tiveram taxas negativas: Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-10,4%), Tecidos, vestuário e calçados (-6,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,0%), Móveis e eletrodomésticos (-1,7%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,7%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,3%). Os dois grupamentos com crescimento foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%). Já as duas atividades adicionais do varejo ampliado tiveram trajetórias opostas: Veículos e motos, partes e peças (1,4%) e Material de construção (-2,0%).

VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, POR GRUPOS DE ATIVIDADES:  Fevereiro 2023
ATIVIDADESMÊS/MÊS
ANTERIOR (1)
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIORACUMULADO
Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)
DEZJANFEVDEZJANFEVNO ANO12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2)-2,83,8-0,10,42,61,01,81,3
1 - Combustíveis e lubrificantes-2,01,4-0,323,826,719,723,220,9
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo-0,81,3-0,72,52,21,01,61,5
       2.1 - Super e hipermercados-0,81,9-0,93,22,61,82,21,8
3 - Tecidos, vest. e calçados-6,627,9-6,3-11,92,3-9,2-3,5-1,6
4 - Móveis e eletrodomésticos-1,71,2-1,70,33,4-1,90,9-4,7
       4.1 - Móveis----9,9-6,8-14,6-10,6-11,7
       4.2 - Eletrodomésticos---5,47,24,96,1-1,7
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria-0,5-1,11,40,8-7,6-0,7-4,33,7
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria-1,0-4,34,70,315,2-9,53,810,6
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação-0,67,9-10,40,114,8-4,54,93,7
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico-3,01,6-2,0-8,4-6,5-12,9-9,4-9,4
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)0,80,21,7-0,60,5-0,20,1-0,5
9 - Veículos e motos, partes e peças2,40,01,4-1,84,4-1,51,5-1,7
10- Material de construção1,92,8-2,0-7,11,1-5,9-2,3-7,9
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo-9,5-5,6
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas.  (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.  (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 11

Comércio avança 1,0% frente a fevereiro, mas recua em seis das oito atividades

Ante fevereiro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,0%, mesmo com queda em seis das oito atividades: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-12,9%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-9,5%), Tecidos, vestuário e calçados (-9,2%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-4,5%), Móveis e eletrodomésticos (-1,9%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,7%).

Já os únicos setores em alta frente a fevereiro de 2022 foram Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%) e Combustíveis e lubrificantes (19,7%).

No comércio varejista ampliado, as três atividades adicionais registraram queda: Veículos e motos, partes e peças (-1,5%), Material de construção (-5,9%), e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-9,5%).

RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, POR GRUPOS DE ATIVIDADES: Fevereiro 2023
ATIVIDADESMÊS/MÊS
ANTERIOR (1)
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIORACUMULADO
Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)
DEZJANFEVDEZJANFEVNO ANO12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2)-0,32,50,310,211,07,59,313,6
1 - Combustíveis e lubrificantes-2,510,3-4,0-4,35,6-1,42,118,3
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo-1,22,80,316,715,212,413,816,1
       2.1 - Super e hipermercados-0,41,50,217,515,513,314,416,2
3 - Tecidos, vest. e calçados4,00,7-0,54,518,94,511,614,6
4 - Móveis e eletrodomésticos-1,71,3-1,85,97,70,54,24,6
       4.1 - Móveis---2,04,3-5,5-0,51,5
       4.2 - Eletrodomésticos---8,38,64,16,56,1
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria-0,10,01,515,25,012,38,417,4
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria-0,22,00,68,025,8-0,713,518,6
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação-1,24,9-10,7-3,79,2-10,4-0,84,2
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico-0,51,6-1,71,52,1-5,3-1,41,2
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)1,81,01,88,78,96,67,811,7
9 - Veículos e motos, partes e peças2,60,71,06,111,63,67,610,6
10- Material de construção3,02,4-0,40,68,70,44,62,0
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo1,36,3
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas.   (1) Séries com ajuste sazonal.  

A atividade de Outros artigos de uso pessoal e doméstico recuou 12,9% frente a fevereiro de 2022, sua 10ª queda consecutiva e a mais intensa desde de setembro de 2022 (-17,4%). Com isso, o primeiro bimestre de 2023, ante o primeiro bimestre de 2022, fechou em queda de 9,4%, intensidade similar aos últimos bimestres: -9,2% no quinto bimestre e -9,5% no sexto bimestre de 2022. Nos últimos 12 meses o setor acumula perda de 9,4% até fevereiro, mais intensa que o resultado até janeiro (-8,5%).

As vendas de Livros, jornais, revistas e papelaria caíram 9,5% frente a fevereiro de 2022, primeira queda desde abril de 2022, quando havia sido -0,9%. Em relação ao acumulado no ano até fevereiro, ao passar de 15,2% até janeiro para 3,8% no mês de referência, a atividade mostra diminuição de ritmo de crescimento. No caso do acumulado de doze meses, o indicador de fevereiro registrou 10,6%, abaixo do acumulado até janeiro de 2023: 13,9%.

A atividade de Tecidos, vestuário e calçados queda de 9,2% nas vendas frente a fevereiro de 2022, o que inverte o crescimento de 2,3% apresentado em janeiro. Nos primeiros dois meses do ano o setor acumula -3,5% de perdas, resultado distinto do acumulado até janeiro, que havia sido positivo em 2,3%. No indicador de 12 meses a atividade passou de -0,5% até janeiro de 2023 para -1,6% até fevereiro, indicando diminuição no ritmo de vendas.

O volume de vendas de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação caiu 4,5% frente a fevereiro de 2022, primeiro mês negativo após dois meses (0,1% em dezembro de 2022 e 14,8% em janeiro de 2023). No primeiro bimestre de 2023 o setor acumula 4,9% em relação ao mesmo período de 2022 e nos últimos doze meses o valor, até fevereiro, foi de 3,7%, pouco acima do acumulado até janeiro (3,4%).

Já Móveis e eletrodomésticos apresentou queda de 1,9% nas vendas frente a fevereiro de 2022, sendo o primeiro mês a registrar resultado negativo após três meses consecutivos de alta (novembro o resultado foi de 2,6%, dezembro de 0,3% e janeiro de 3,4%). O setor inicia o ano com acúmulo positivo no primeiro bimestre (frente ao mesmo período de 2022), registrando 0,9%, resultado, porém, abaixo de janeiro (3,4%).

O setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentou queda de 0,7% nas vendas frente a fevereiro de 2022, contra -7,6% em janeiro de 2023 frente a janeiro de 2022. Nos dois primeiros meses do ano, o setor acumula -4,3%, menos intenso em perdas do que janeiro (-7,6%). Em termos de resultado acumulado nos últimos doze meses, ao passar de aumento de 4,5% até janeiro para aumento de 3,7% em fevereiro, o setor mostrou diminuição de intensidade de crescimento.

Em fevereiro de 2023, o agrupamento que abrange Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou aumento de 1,0% nas vendas frente a fevereiro de 2022 sétimo mês consecutivo a registrar alta no indicador interanual. No bimestre o setor acumula 1,6% de variação, enquanto que nos últimos doze meses, o acúmulo é positivo pelo sexto mês consecutivo: 0,1% em setembro, 0,8% em outubro, 1,1% em novembro, 1,4% em dezembro de 2022 e 1,6% em janeiro de 2023.

O setor de Combustíveis e lubrificantes cresceu 19,7% frente a fevereiro de 2022, sua 13ª alta seguida. A atividade teve grande avanço no segundo semestre de 2022, após a mudança na política de preço de combustíveis, acumulando alta de 23,2% no ano e de 20,9% em doze meses.

No comércio varejista ampliado, as empresas que comercializam Veículos e motos, partes e peças apresentaram queda de 1,5% no volume de vendas frente a fevereiro de 2022, invertendo resultado positivo de janeiro (4,4%) e retomando trajetória negativa que persistia desde junho de 2022 (-7,1%). O primeiro bimestre de 2023 apresentou crescimento de 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o indicador de doze meses fechou fevereiro com -1,7%, similar ao registrado até janeiro (-1,5%).

As vendas de Material de construção apresentaram queda de 5,9% frente a fevereiro de 2022, trajetória oposta à de janeiro, quando cresceu 1,1%. Vale ressaltar que, desde julho de 2021, a receita de revendas do setor vem sofrendo sucessivas quedas, à exceção dos meses de março de 2022 (1,2%) e janeiro de 2023, citado anteriormente. O primeiro bimestre de 2023, fecha também em queda (-2,3%), assim como o indicador acumulado dos últimos doze meses até fevereiro (-7,9%).

Ainda no âmbito do varejo ampliado, a atividade de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou queda de 9,5% na comparação de fevereiro de 2023 com fevereiro de 2022, resultado que intensifica a queda apresentada em janeiro (-0,9%). No ano, o acúmulo é de -5,6%.

Vendas têm resultados negativos em 14 das 27 UFs pesquisadas

Na passagem de janeiro para fevereiro de 2023, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista mostrou variação de -0,1% com resultados negativos em 14 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Paraíba (-11,5%), Espírito Santo (-5,2%) e Piauí (-1,9%). Por outro lado, houve altas em 13 UFs, entre janeiro e fevereiro, com destaque para: Roraima (2,7%), Maranhão (2,0%) e Amapá (1,8%).

Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, o crescimento entre janeiro e fevereiro de 2023 foi de 1,7% com resultados positivos em 22 das 27 UFs, com destaque para: Pará (8,4%), Mato Grosso (6,8%) e Maranhão (6,0%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 5 das 27 UF, com destaque para Paraíba (-7,9%), Sergipe (-2,8%) e Espírito Santo (-1,4%).

Redação It's Money

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