Virada de mês
morning-call
Virada de mês
3 jul 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Virada de mês: Confira os destaques no mercado nesta segunda-feira (3), no Morning Call da DVinvest.
Início do mês com alta nas principais bolsas dos Estados Unidos e Europa, por lá ações do setor de tecnologia tem sido o destaque, com vendas de veículos elétricos batendo recordes de vendas.
Investidores se animaram na semana passada com dados de inflação mais amenos do que o previsto, ainda que bancos centrais tenham mantido discurso de alta de juros. Essa semana, o mercado fica de olho em dados de emprego nos EUA e na própria ata do FOMC, que sai na quarta e deve direcionar melhor o mercado.
Nas commodities petróleo e minério de ferro têm queda nos preços com receios no lado da demanda cobrando preço. No caso do minério, PMI Caixin de manufaturas desacelerou em junho, levantando algumas preocupações no mercado.
Por aqui, os investidores olham para o boletim focus, que deve trazer as primeiras leituras após sinalizações de corte nas taxas de juros na semana passado. Apesar do tom mais duro no comunicado, ata deixou um ar de esperança que o corte da Selic possa acontecer já no próximo mês.
Análise técnica mercado interno
O IBOV encerrou o pregão com queda de -0.25%. Após o sinal de fundo gerado, o índice Ibovespa tentou ganhar força novamente em direção aos 120k, entretanto, acabou devolvendo todo o movimento do dia e encerrando o pregão com uma forte demonstração de pressão vendedora. A expectativa segue sendo de correção e a região de suporte mais relevante nesse momento segue sendo os 112k. Caso o Ibovespa ganhe ainda mais força, podemos ver ele testar novamente a faixa dos 107k.
Análise técnica mercado externo
O S&P500 terminou o dia com alta de +1.23%. Dando sequência no fundo gerado no início da semana, o índice americano ganhou bastante força na ponta compradora, inclusive rompendo os topos anteriores. Dessa forma, podemos ver o mercado americano buscar o próximo nível de resistência que se encontra nos 4.530. Caso o ativo volte a trabalhar abaixo dos 4.400, teremos uma sinalização bastante negativa para o ativo.
Análise técnica commodities
O petróleo terminou o último pregão com alta de +0.96%. O ativo vem tentando se manter acima da região dos $70. Porém, ainda sem ganhar força relevante na ponta compradora, o petróleo segue com a expectativa de romper a região de suporte dos $70. Caso isso aconteça, o suporte mais relevante se encontra na faixa dos $62.
Análise técnica dólar
Por fim, o dólar terminou o dia com queda de -1.37%. Após dar sequência no fundo gerado no início da semana, o dólar apresentou um forte dia de pressão vendedora. Por outro lado, voltando para baixo dos 4.800, existe a chance de o ativo romper novamente o fundo anterior. Entretanto, nesse momento, a maior expectativa é que se sustente nessa região para posteriormente buscar a faixa dos 5.100 que é o nível mais importante de resistência.
Análise técnica PETR4 – 60 Minutos
Após um dia de forte queda, PETR4 segue apontando para uma correção do movimento de alta anterior. Dessa forma, seguimos olhando mais para operações de venda.
Resistências: 31.85
Suportes: 29.89 – 28.50 – 27.90
Análise técnica VALE3 – 60 Minutos
Ainda em tendencia de baixa, o ativo pode gerar novos sinais de topo nos próximos movimentos. Dessa forma, segue sendo interessante buscar operações de venda no papel.
Resistências: 66.00 – 67.50 – 69.80
Suportes: 64.40 – 64.15 – 63.50
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T
Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários.
Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais