Como os fan tokens da Copa do Mundo funcionam? Entenda!

analises

Como os fan tokens da Copa do Mundo funcionam? Entenda!

6 dez 2022Última atualização: 20 junho 2024

Lucas MoraesLucas Moraes

Além de ser a primeira realizada no Oriente Médio, a Copa do Mundo do Catar também foi a primeira a ocorrer em uma realidade na qual é possível comprar “fan tokens”, uma espécie de criptoativo que dá direito a experiências exclusivas relacionadas a clubes, seleções e jogadores.

Os detentores desses ativos têm o poder de voto em decisões de marketing, descontos nos ingressos de jogos, entre outras formas que incentivam a interação e apoio da torcida!

Esses criptoativos são vendidos inicialmente por meio de uma Oferta Inicial de Token (FTO), similar a um IPO, e adquiridos por meio de plataformas emissoras.

Brasil, Espanha, Argentina e Portugal são alguns dos times participantes que possuem fan tokens.

Durante as semanas que antecederam o evento, o preço destes tokens tiveram forte alta.

Além dos times, empresas também estão apostando forte nessa estratégia de ativos digitais. A FIFA lançou este ano a plataforma FIFA+ Collect, com NFTs que contém momentos marcantes e históricos da Copa do Mundo.

Também na mesma linha, a patrocinadora oficial da FIFA, a Budweiser, lançou a coleção “Budverse NFT For FIFA World Cup”, que permite aos titulares escolherem uma seleção para acompanhar os resultados de placar de full time e sorteará uma viagem às finais da Copa.

A operadora Claro, como apoiadora regional, lançou em novembro uma coleção de NFTs da Copa para seus clientes. Estas marcas certamente saíram na frente ao promover criptoativos especiais e exclusivos para esse período tão marcante para os fãs de futebol.

Conforme a maior adoção de criptoativos ao redor do mundo, nas próximas edições poderemos ver mais empresas patrocinadoras relacionadas a esse universo, buscando atrair clientes e atenção à sua marca.

E você, já investe em ativos digitais?

Lucas Moraes

Lucas Moraes

Analista de valores mobiliários (CNPI-T EM-2877) credenciado pela Apimec. Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), atua no mercado financeiro desde 2018.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra