De olho nos EUA
analises
De olho nos EUA
10 ago 2023•Última atualização: 21 junho 2024
No Brasil, as vendas no varejo vieram abaixo do esperado e sinalizam ainda mais um período de fraqueza econômica. Na parte da manhã, teremos os dados de crescimento para o setor de serviços.
Nos EUA teremos na parte da manhã diversos dados relacionados a inflação que são bem relevantes para a decisão da política monetária, além disso, teremos dados de seguro-desemprego, que também são bastante importantes na escolha dos juros.
Na Europa teremos somente o relatório mensal do Banco Central Europeu na parte da manhã.
Na Ásia, após dados relevantes sendo divulgados sobre a inflação, não teremos eventos no dia de hoje.
Empresas
A Rede D’Or (RDOR3) apresentou bom lucro, com forte alta em relação ao mesmo período do ano anterior.
As Lojas Marisa (AMAR3) aumentou ainda mais o prejuízo da operação e está em uma situação bastante complicada.
A Blau (BLAU3) apresentou resultados fracos em relação ao mesmo período do ano passado, porém, eles evoluíram em relação ao primeiro trimestre, que foi o mais fraco da companhia, podendo sinalizar uma reversão.
A Iochpe Maxion (MYPK3) segue com seu ciclo bastante negativo e apresentou redução relevante no lucro, preocupando ainda mais a situação da dívida.
A Mitre (MTRE3) apesar de ter aumentado seu lucro, apresentou forte queda na rentabilidade da operação, o que é algo bastante negativo e era pouco esperado pelo mercado.
A Guararapes (GUAR3) apresentou leve prejuízo, porém, com um resultado acima de outras empresas do setor, que seguem em uma fase ruim.
A Neogrid (NGRD3) apresentou aumento nos prejuízos, o que aumenta a preocupação sobre a ação.
A Positivo (POSI3) apresentou forte queda nos lucros devido a um foco maior das operações para o segundo semestre, ante um 2022 que focou no primeiro semestre, criando uma forte base de comparação.
A Odondoprev (ODPV3) apresentou bom crescimento nos lucros, consolidando ainda mais a recorrência de lucratividade para a empresa.
Para mais detalhes das empresas, incluindo a recomendação e os preços alvo, acesse os relatórios no app da DV ou no site Blue Academy caso seja um cliente Blue.
Análise técnica Ibovespa
Ibovespa encerrou o pregão de hoje, dia 9, em queda de 0,57%, sem conseguir confirmar o padrão de alta do pregão anterior. Vale a pena lembrar que a principal indicação de alta para o índice, na minha perspectiva, ocorrerá após o encerramento de um pregão acima de 120.100 pontos.
Enquanto essa condição não se concretizar, o índice seguirá dentro de um leve viés de baixa e apontando para a região de suporte entre 117.425 a 116.680. Resistências estão localizadas em 120.000 e 121.940 a 122.560.
Análise técnica S&P500
O S&P500 encerrou o último pregão (9) em queda de 0,72%, apontando para fechar o gap de alta em 4.439 pontos.
O fechamento de um pregão abaixo da região do gap de alta (destaque em azul) ampliará a chance de seguir a queda rumo aos 4.400 pontos. Para mudar o atual viés de baixa, será importante ter um pregão em alta com fechamento acima da faixa da resistência destacada em vermelho (4.519 a 4.535).
Análise técnica Dólar
O dólar encerrou o pregão de hoje (9) estável, gerando um topo no gráfico diário, mas sem apresentar muita força por parte dos vendedores. A perda da mínima de hoje (4.894) ampliará a chance da moeda americana testar a região de suporte situada entre 4.868 e 4.836,5.
Para reverter a indicação de correção do último movimento de alta, será necessário superar a máxima da terça-feira (4.963).
Analistas responsáveis
Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T
Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Renato Reis – Analista CNPI-P com foco em fundamentos
Analista de valores mobiliários (CNPI-P EM-3580) credenciado pela Apimec.
Formado em Ciências Econômicas pelo Ibmec BH.
Já atuou com Fusões e Aquisições e hoje é responsável por toda a área de análise fundamentalista dentro da empresa.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais