De volta ao foco
analises
De volta ao foco
18 mai 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Mercados em alta na abertura dessa quinta, nas bolsas da Europa e Estados Unidos. Nos EUA, está cada vez mais próxima a solução do impasse no teto da dívida americana, problema que vem se arrastando ao longo da semana.
Todo esse impasse desviou, de certa forma, a atenção dos investidores do tema central que tem ocupado os operadores por lá: o ciclo de aumento dos juros.
Hoje será divulgado o dado de pedidos seguro-desemprego, junto com dados do setor imobiliário, que devem movimentar os mercados, ao passo que investidores calibram as apostas de quando o FED deverá cortar juros por lá.
Nas commodities, observamos leve correção após rali nos últimos dias, tanto no minério quanto no petróleo. Ambos têm queda hoje.
No mercado local, deve repercutir a votação em caráter de urgência para o novo arcabouço fiscal, que deve ser discutido ao longo da próxima semana.
O projeto já possui 40 emendas e o mercado tem buscado entender o formato que ele vai tomando.
Análise técnica Ibovespa
No dia de ontem, o Ibovespa fechou em alta de +1.17%. Após gerar sinal de topo, aumentando a expectativa de correção o ativo novamente ganha força na ponta compradora. Entretanto, apesar do movimento de alta do dia de ontem, o viés ainda segue sendo para uma correção ou lateralização para os próximos movimentos.
Análise Técnica S&P500
O mercado americano também ganhou força no dia de ontem e fechou em alta de +1.19%. Diferente do nosso índice, o S&P500 já se encontra dentro de um movimento de lateralização com o viés de uma correção mais profunda. Isso será confirmado caso o índice trabalhe abaixo dos 4.000.
Análise técnica petróleo
O petróleo fechou o dia de ontem com alta de +3.01%. Retornando para cima da região da média móvel, o ativo diminui um pouco do viés negativo no curto prazo e aumenta a chance de testar novamente a região de resistência dos $80. Lembrando que a expectativa ainda é de baixa e após a correção a maior probabilidade é o ativo perder o fundo dos $72.
Análise técnica dólar
Após um dia de forte alta, o dólar fechou estável com -0.07%. Ainda trabalhando em cima de uma região de suporte, o ativo pode nos próximos dias ganhar força compradora e novamente voltar para cima da região das medias moveis. Dessa forma, a próxima resistência ainda segue sendo os 5.100.
Análise técnica PETR4
Petrobras segue apontando para um movimento de correção da forte alta apresentada anteriormente. No dia de ontem, apesar da forte alta do petróleo o ativo novamente apresentou um dia de queda em direção as regiões de suporte.
- Resistências: 26.70 – 27.11 – 28.50
- Suportes: 25.60 – 24.80 – 22.65
Análise técnica VALE3
Já em VALE3, o ativo ganhou força na ponta compradora e conseguiu voltar para cima das medias moveis. Ainda dentro de um movimento bastante indefinido, o ativo segue testando níveis de suporte e resistência e mantem o viés negativo no curto prazo.
- Resistências: 70.70 – 71.6 – 72.50
- Suportes: 66.30 – 65.8 – 64.2
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Lucas C. Moraes - Analista CNPI-T
Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários.
Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais