Ibovespa cai 0,32%, em mais um dia amargo para produtoras de commodities

analises

Ibovespa cai 0,32%, em mais um dia amargo para produtoras de commodities

2 ago 2023Última atualização: 21 junho 2024

Oby CapitalOby Capital
ibovespa-cai-032-em-mais-um-dia-amargo-para-produtoras-de-commodities_its-money

O Ibovespa fechou em queda (-0,32% aos 120.900 pontos), em dia alinhado ao comportamento observado no exterior, com operadores novamente avessos à assunção de riscos.

Por mais um pregão, boa parte das produtoras de commodities amargaram queda.

Do lado positivo, cíclicos domésticos tiveram bom desempenho, com destaque para Cogna, JBS e Cyrela, que lideraram as altas da referência.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,33% a R$ 4,81), movimento alinhado com as demais divisas de países emergentes, que sofreram por conta da queda das commodities no mercado internacional.

O rebaixamento da nota de créditos dos EUA também contribuiu para uma postura defensiva dos operadores. Apesar da queda, o desempenho relativo do real foi positivo quando comparado a outras divisas de emergentes.

Curva de juros

A curva de juros fechou em queda ao longo de praticamente todos os vértices, com exceção do trecho curto, onde se concentram as posições que buscam explorar oportunidades a depender da opinião sobre a intensidade dos cortes de juros.

Na reunião do Copom há pouco, o comitê decidiu por um corte de 50bps, aposta que havia perdido a maioria segundo as precificações do mercado nos últimos dias.

Além de iniciar o ciclo com um corte maior do que se esperava, o comunicado ainda deixa claro que um novo corte de 0,50% deverá ser realizado caso o cenário base se confirme.

Oby Capital

Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra