Ibovespa cai 1,11% reagindo às tensões internacionais
analises
Ibovespa cai 1,11% reagindo às tensões internacionais
13 out 2023•Última atualização: 20 junho 2024
Após quatro sessões de ganhos, o Ibovespa reverteu a tendência e encerrou o dia em queda de 1,11% (-1,11% aos 115,7k), reagindo às crescentes tensões no cenário internacional.
Com a iminente possibilidade de uma incursão terrestre em Gaza pelas forças israelenses e o crescente temor de envolvimento de outras nações, como o Irã, o petróleo WTI registrou uma expressiva valorização, fechando o dia com alta de 5,77%.
O Dólar, por sua vez, apreciou-se em 0,77% frente ao Real (0,77% a R$5,09), acumulando, porém, uma desvalorização de -1,43% na semana.
A tendência de baixa do dólar durante a semana está alinhada com as sinalizações do Fed de que as condições financeiras já estão suficientemente restritivas.
A divulgação de um CPI acima do esperado, com abertura desfavorável, também não alterou a percepção de que não ocorrerão futuras elevações de juros na economia americana.
No âmbito doméstico, as taxas de juros fecharam em alta, impulsionadas pelos riscos associados ao conflito e seus possíveis efeitos sobre os preços do petróleo e, consequentemente, sobre a inflação.
Apesar do prognóstico pouco favorável, de acordo com a ABICOM, a gasolina comercializada no Brasil está, em média, 10 centavos mais cara do que a referência internacional, com um diferencial positivo observado em todos os polos analisados.
Oby Capital
Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.
Saber mais