Inflação na semana
analises
Inflação na semana
26 jun 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Nesta semana, inflação volta a ser o tema central para os investidores, com dados inflação no Brasil e nos EUA. Por lá, o deflator do PCE, o principal indicador utilizado pelo FED, será divulgado para o mês de maio, o mercado projeta 0,4%.
Com o FED pressionado a iminência de iniciar novo ciclo de aumento nas taxas de juros, qualquer surpresa no PCE pode trazer grade sentimento de aversão a risco e quedas nas cotações.
No mercado local, o destaque fica por conta da ata do Copom e do relatório trimestral de inflação. Os dados devem trazer claridade aos investidores locais quanto próximos passos do BCB, notadamente, após o discurso mais duro semana passada.
Investidores já começam a retirar possibilidade de cortes na Selic, pelo que se observa na curva de juros.
Análise técnica Ibovespa
O IBOV encerrou o último pregão com alta de +0.04%. A expectativa para o índice continua sendo de correção do movimento de alta anterior, portanto, espera-se uma sequência do movimento de baixa atual. Nesse momento, a região de suporte mais relevante está nos 112k.
Análise técnica S&P500
O S&P500 terminou o dia com queda de -0.77%. Após um forte movimento de alta que conseguiu atingir um antigo patamar de resistência, o mercado americano começa a mostrar sinais de força vendedora. Dessa forma, a expectativa segue sendo de correção.
Análise técnica petróleo
O petróleo terminou o último pregão com queda de -0.23%. A expectativa continua para o rompimento da região de suporte dos $70 após o ativo terminar seu processo de correção / lateralização. Caso isso aconteça, o suporte mais relevante se encontra na faixa dos $62.
Análise técnica dólar
O dólar encerrou o dia em alta de +0.28%. O ativo segue dando sequência no movimento atual de baixa, entretanto, a expectativa é de correção devido á região que o dólar se encontra, que é uma importante zona de suporte.
Análise técnica PETR4
Em um dia de forte baixa, o ativo começa a apresentar os primeiros sinais de entrada de força vendedora após o rompimento da máxima histórica. Dessa forma, a expectativa ainda segue sendo de baixa para os próximos dias.
- Resistências: 31.00 - 31.85
- Suportes: 29.70 – 28.50 – 27.90
Análise técnica VALE3
Já VALE3 segue apontando para baixo. O ativo novamente encerrou o pregão testando a região da média móvel e pode gerar um novo sinal de baixa no dia de hoje. Pelo gráfico diário a expectativa segue sendo de queda para o papel.
- Resistências: 69.80 – 70.05 – 71.10
- Suportes: 65.90 – 65.20 – 64.40
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T
Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários.
Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais