Inflação na volta do carnaval
analises
Inflação na volta do carnaval
23 fev 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Macro
Mercados abrem em alta nessa quinta-feira, nos principais mercados nos Estados Unidos e Europa, após sinalizações de que os juros mais altos esperados pelo FED já estariam no preço, alguns dados de desemprego devem sair entre hoje e amanhã, que em conjunto com falas de alguns dirigentes do FED, pode acrescentar maior volatilidade ao mercado.
Faltando 27 dias para a próxima reunião do FOMC, o mercado precifica com 73% de chances um novo aumento de 25 bps e 27% um aumento de 50 bps.
Apesar dessa sinalização do mercado, no início do mês, um aumento de 50 bps era precificado com 2% de chance apenas.
Entre hoje e amanhã, saem o CPI da zona do euro e o PCE americanos. Dados que em conjunto com o pedido de auxílio desemprego nos EUA, devem servir como termômetro para o mercado.
Nas commodities, o minério de ferro opera próximo a estabilidade, após importante alta, com forte expectativa de retomada do consumo chines pelo minério.
Petróleo tem leve alta, com também a demanda mais alta na China, balanceando as notícias que os estoques nos EUA seguiram crescendo.
Aqui no Brasil, investidores ficam de olho na suspensão de exportação de carne bovina para a China, seu maior exportador, após um caso confirmado de doença da vaca louca no Pará.
Na última vez que um caso desse foi reportado em 2021, o país demorou 3 meses para voltar a exportar para a China novamente.
Na volta do carnaval, o boletim Focus segue mostrando aumento nas expectativas de inflação pela 5ª semana consecutiva, o que tem pressionado a curva de juros.
O presidente do Banco Central, deve discursar em evento hoje na Índia.
Mercado Interno
Análise Técnica
O Ibovespa nesta quarta-feira em seu primeiro pregão pós carnaval fechou em forte baixa de 1,85% aos 107.152 pontos.
Essa queda fez com que o índice perdesse níveis de preço importantes, e consequentemente, aumentasse o viés negativo para os próximos dias.
A perda dos 106.720 indica que o índice pode dar continuidade a esse movimento.
Mercado Externo
Análise Técnica
O S&P500 nessa quarta-feira fechou em queda de 0,16% aos 3.991 pontos.
O índice encerrou o pregão abaixo da média móvel de maior período, o que aumenta o viés negativo no curto prazo.
Ou seja, a perda dos 3.976 pontos pode uma continuidade do movimento de baixa.
Commodities
Análise Técnica
O petróleo nesta quarta-feira terminou o pregão em baixa de 2,76% aos USD 80,26/barril.
Após essa queda forte, o ativo se aproxima de um nível de preço importante nos USD 79,73/barril.
Ou seja, pode mostrar uma certa dificuldade para perder essa região.
Vale salientar que o petróleo ainda não confirmou estar em tendência de baixa, essa confirmação se daria na perda dos USD 79,15/barril.
Dólar
Análise Técnica
O dólar terminou essa quarta-feira em leve baixa de 0,30% em 5,15 dólar/real.
Apesar da queda, o ativo não chegou a perder nenhum nível importante e segue apresentando uma movimentação mais lateral, oscilando entre as médias móveis
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
- + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
- Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
- Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T
- Analista CNPI-T;
- Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
- Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais