Inflação no topo do ciclo
analises
Inflação no topo do ciclo
10 mai 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Dia de CPI nos EUA traz abertura dos mercados em ritmo de cautela, com futuro de bolsas na Europa e Estados Unidos em leve queda. Indicador deve dar maiores pistas sobre futuro do FED americano, em um momento decisivo, no que pode ser o final do ciclo de aperto monetário, expectativa do mercado é um CPI anual de 5% nos EUA com o mês a mês tendo 0,4% de leitura.
Entendemos que surpresas positivas tendem a impulsionar o mercado no dia de hoje, o contrário também é verdadeiro. Ações que tradicionalmente sofrem em ambiente de juros elevado, como varejo, tem sido destaque negativo de hoje.
Nas commodities, petróleo tem dia de correção, após passar semana em movimento de alta, com investidores atentos aos desdobramentos do CPI. Minério de ferro tem reagido positivamente a demanda na China começando a responder na margem, na temporada de construções por lá.
No mercado local, investidores devem acompanhar dados de produção industrial no país, com expectativa de alta 0,9% no mês a mês. O mercado fica atento também a articulações políticas em torno do marco fiscal, com agenda esvaziada no Congresso e membros do governo em viagem.
Análise técnica Ibovespa
Em mais um dia de alta, o IBOV termina o pregão com +1.01%. Seguindo a expectativa, o índice Ibovespa novamente volta para testar a região de resistência 106-108k. Nesse patamar, o mercado pode apresentar uma pressão vendedora, o que pode trazer uma dificuldade para o índice ultrapassar esse nível de preço.
Porém, caso isso aconteça, o próximo nível relevante de resistência se encontra nos 110k.
Análise técnica S&P500
Já o S&P500 fechou o dia em leve queda de -0.46%. Ainda lutando dentro da região de resistência comentada anteriormente, o mercado americano está criando uma estrutura de lateralização, o que pode trazer um viés mais negativo para os próximos movimentos. Isso será reforçado caso volte a trabalhar abaixo dos 4.000.
Análise técnica petróleo
Nas commodities, o petróleo terminou o dia em alta de +0.86%. Após encontrar a média móvel no gráfico diário, a expectativa era que o ativo apresentasse dificuldade em continuar o processo de correção.
Dessa forma, se um novo topo for sinalizado, o viés negativo volta a dominar a expectativa para o petróleo, inclusive com probabilidade de perder a região dos $72.
Análise técnica dólar
Apesar do movimento inicial de alta, o dólar fechou o dia em queda de -0.50%. Ainda dentro de um movimento de correção o dólar começa a apresentar alguns sinais de força compradora perto da faixa de preço dos 5.000.
Porém, ainda não foi o suficiente para conseguir apresentar um movimento mais expressivo no gráfico diário. A expectativa ainda segue sendo positiva para esse movimento e podemos ver o dólar novamente sendo negociado na faixa dos 5.100.
Análise técnica PETR4
Dentro de um movimento já bastante esticado, PETR4 continua seu processo de lateralização. A expectativa para o ativo é que uma correção um pouco mais profunda aconteça até os níveis de suporte destacados abaixo.
- Resistências: 24.70 – 25.10 – 25.70
- Suportes: 22.65 – 21.90 – 20.80
Análise técnica VALE3
A VALE3 por sua vez está tentando recuperar parte da queda apresentada nos últimos movimentos. O ativo segue dentro de um viés de correção pelo gráfico de 60 minutos, o que pode gerar possíveis entradas na compra durante essa semana.
- Resistências: 70.70 – 71.6 – 72.50
- Suportes: 69.30 – 65.8 – 64.2
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T
Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais