Quero quitar meu financiamento, como faço?

educacao-fincanceira

Quero quitar meu financiamento, como faço?

25 jun 2024Última atualização: 26 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money

Se você tem parcelas a pagar de alguma compra no longo prazo, provavelmente deve se perguntar: quero quitar meu financiamento, como faço?  

Primeiramente, é importante saber que para atingir esse objetivo você precisa organizar as suas finanças, além de entender todas as taxas envolvidas na dívida.  

Assim, para ajudar a responder a pergunta “quero quitar meu financiamento”, preparamos dicas rápidas e práticas para você colocar em prática o quanto antes. 

Acompanhe e boa leitura! 

Quero quitar meu financiamento: passo a passo prático 

Antes de mais nada, para quitar um financiamento, como um financiamento imobiliário, você precisa de preparar seu orçamento, estudar e ter resiliência.  

Neste sentido, preparamos um passo a passo para te ajudar nesta missão: 

1- Organize suas finanças 

Primeiramente, você precisa entender o quanto sai e o quanto entra do seu orçamento. Ou seja, controlar o seu orçamento para uma visão clara e realista da sua situação.  

2- Corte gastos desnecessários 

Após organizar as suas finanças, o segundo passo é cortar gastos desnecessários e avaliar o quanto você pode economizar por mês.  

Por meio dessas economias, será possível amortizar as prestações do seu financiamento ou criar um plano para quitar todas as parcelas.  

3- Encontre novas fontes de renda 

Muitas vezes, a renda familiar é suficiente somente para suprir as despesas mensais da família, sem muito espaço para mais economia.  

Neste caso, uma alternativa é criar novas fontes de renda, como um bazar de garagem, realizar tarefas online, entre outros. 

4- Invista suas economias 

Aqui, entra uma dica muito importante: não deixe o seu dinheiro parado.  

Assim, enquanto você guarda dinheiro para quitar ou amortizar seu financiamento, procure opções de investimentos para fazer o seu dinheiro render mais, acompanhando a inflação. 

Existem diversas oportunidades no mercado de baixo risco, que rendem mais que a poupança, como os populares CDBs.  

5- Negocie com o credor 

Agora, entra um passo primordial nesse processo: a negociação do valor da dívida com seu credor.  

Por exemplo, você pode conversar com seu gerente de banco e questionar sobre as possibilidades de descontos nos juros ou de amortização de parcelas. 

Dica extra para quitar financiamento

Muitas vezes, quitar dívidas pode ser uma tarefa complicada, já que envolve uma série de fatores, como contratos, taxas, juros altos e negociações. 

Assim, uma ótima alternativa são as assessorias financeiras, bem como as assessorias de investimentos.  

Em outras palavras, esses profissionais avaliam o seu momento financeiro e as alternativas disponíveis no mercado, sugerindo novos caminhos para o seu dinheiro.  

No caso de investir as suas economias, o assessor de investimentos é o profissional certo para fazer o seu dinheiros render mais. 

Para falar com um especialista em investimentos, basta clicar aqui! 

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra