A queda será de 0,25 ou 0,50?

morning-call

A queda será de 0,25 ou 0,50?

2 ago 2023Última atualização: 21 junho 2024

DVinvestDVinvest
a-queda-sera-de-025-ou-050

No Brasil, tivemos uma surpresa positiva na produção industrial de junho, além de uma balança comercial acima do esperado. Para hoje, temos o IPC na parte da manhã, o fluxo cambial estrangeiro a tarde e a decisão das taxas de juros as 18 horas, sendo esse o evento mais importante do dia.

Já a expectativa do dia é para o resultado da reunião do Copom, para definir se a taxa Selic terá queda de 0,25 p.p. ou 0,50.

Nos EUA, o PMI industrial decepcionou e as ofertas de emprego JOLTs vieram abaixo da projeção, sinalizando uma economia mais fraca. Para hoje temos alguns dados relacionados ao mercado imobiliário e de hipotecas, além da variação de empregos privados.

Na Europa, tivemos dados de PMI mistos, com a França, a Itália e o Reino Unido apresentando números acima da expectativa, enquanto a Espanha apresentou dados abaixo e a Alemanha números neutros. Para hoje teremos somente dados de desemprego na Espanha.

Na Ásia não tivemos dados relevantes ontem, mas hoje teremos o PMI de serviços no Japão e na China, números bem importantes que devem balizar as políticas monetárias desses países.

Empresas

A Cielo (CIEL3) apresentou baixo crescimento na receita, mas uma leve melhora na margem de lucro, seguindo com a estratégia de reduzir a base de clientes e manter só os que são mais rentáveis.

A Marcopolo (POMO4) teve um resultado mais fraco, fruto do foco que deram nas entregas ao longo do 1T, porém, isolando esse efeito, os números vieram acima do esperado, algo bastante positivo.

O Iguatemi (IGTI11) cresceu bem a receita e manteve a margem de lucro, sendo esse mais um resultado sólido da companhia.

A Vulcabras (VULC3) apresentou um bom resultado, misturando alto crescimento na receita com melhorias na margem de lucro. Apesar do papel ter subido bastante nos últimos meses, talvez ainda haja espaço para mais.

Para mais detalhes das empresas, incluindo a recomendação e os preços alvo, acesse os relatórios no app da DV ou no site Blue Academy caso seja um cliente Blue.

Análise técnica mercado interno

O IBOV encerrou o pregão de ontem com queda de -0.57%. Após apresentar força vendedora perto da região de resistência, o índice Ibovespa continua trabalhando de forma mais lateral. A expectativa, agora, fica para a sequência do candle de força que pode gerar um novo movimento de baixa, principalmente se o índice voltar a trabalhar abaixo dos 116k.

Análise técnica mercado externo

O S&P500 terminou o dia de ontem com queda de -0,27%. Tentando também se recuperar do forte candle de baixa, o mercado americano continua bastante esticado. Dessa forma, a expectativa fica para a sequência do candle de força vendedora que pode iniciar um novo movimento de baixa nos próximos dias.

Análise técnica commodities

O petróleo encerrou o último pregão com alta de +0.48%. Se aproximando do nível de resistência dos $86, o ativo pode começar a encontrar pressão vendedora nessa região. Como o movimento de alta já se encontra esticado e o nível de resistência é relevante, a expectativa fica para uma correção do preço do ativo nos próximos dias.

Análise técnica dólar

O dólar terminou o dia com alta de +1.43%. Após testar o nível de suporte dos 4.700, o ativo conseguiu se sustentar nessa região e no dia de ontem apresentou uma forte pressão compradora, conseguindo inclusive se aproximar novamente dos 4.800, que era a maior probabilidade, conforme comentado aqui no Morning Call anteriormente. Dessa forma, espera-se que o dólar continue ganhando força e agora, em direção aos 5.100.

Análise técnica PETR4 – 60 Minutos

Após um dia de correção da forte queda apresentada, o ativo pode novamente dar uma ótima oportunidade de venda caso apresente sequência no movimento de baixa. Dessa forma, recomendamos aguardar um sinal de baixa para entrada na ponta vendedora.

Resistências: 30.97 - 31.20 - 31.85

Suportes: 28.70 – 28.50 – 27.90

Análise técnica VALE3 – 60 Minutos

Após mostrar força vendedora perto de um nível de resistência, podemos ver o ativo apresentar um novo movimento de baixa. Portanto, nesse momento o mais indicado seria buscar operações de venda no intraday.

Resistências: 72.70 – 74.57 – 76.00

Suportes: 67.10 – 66.50 – 65.70

Analistas responsáveis

Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T

Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Renato Reis – Analista CNPI-P com foco em fundamentos

Analista de valores mobiliários (CNPI-P EM-3580) credenciado pela Apimec.

Formado em Ciências Econômicas pelo Ibmec BH.

Já atuou com Fusões e Aquisições e hoje é responsável por toda a área de análise fundamentalista dentro da empresa.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

DVinvest

DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra