Ações da Gol foram excluídas do Ibovespa
destaques
Ações da Gol foram excluídas do Ibovespa
30 jan 2024•Última atualização: 20 junho 2024
A Bolsa de Valores de São Paulo excluiu as ações da Gol (GOLL4) do principal índice do mercado brasileiro, o Ibovespa, nesta terça-feira (30).
Em nota, a B3 confirmou que a decisão foi tomada em justamente pelo pedido de Chapter 11, do United States Code, em outras palavras, o momento de recuperação judicial enfrentado pela companhia.
“Quando uma empresa entra em recuperação judicial, é comum que ela deixe de fazer parte dos índices, assim como aconteceu com a Americanas, por exemplo. No entanto, as ações da companhia apenas saem dos índices, mas continuam sendo negociadas normalmente, com compra e venda, no mesmo horário de pregão”, ressaltou o analista Renato Reis, da DVinvest.
Sendo assim, os títulos da Gol foram excluídos dos índices IBOV, IBRA, IBXX, ICO2, IDVR, IGCT, IGCX, ITAG, IVBX e SMLL, ao seu preço de fechamento após o encerramento do pregão de hoje (30).
Nesse ínterim, ações seguem sendo negociadas normalmente, mas passam a ser listada na B3 sob o título de “Outras Condições”.
Nota B3
Confira na íntegra o comunicado da Bolsa de Valores de São Paulo publicado nessa segunda-feira (29):
“A B3, bolsa do Brasil, informa que excluirá as ações da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A, negociadas sob o ticker GOLL4, de todos os seus índices, nos termos do Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3. A decisão ocorre em virtude do pedido de Chapter 11 do United States Code pela companhia perante o Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, bem como das demais repercussões no mercado, conforme Fatos Relevantes divulgados em 25, 26 e 29/1/2024.”
Recuperação judicial da Gol
A recuperação judicial serve para dar uma segunda chance às empresas que estão com dívidas e dificuldades.
Em análise recente, Renato Reis enfatizou que a reestruturação da dívida era esperada, pois a empresa estava “numa espiral muito ruim”.
De certo modo, ele acredita que agora a Gol tenha um tempo para quitar a sua dívida. Ou pelo menos reduzir um pouco os juros para começar a gerar caixa.
“Ninguém precisa de recuperação judicial à toa. Mas é o tipo de empresa que precisava disso e agora tem que fazer dar certo”, avaliou.
A Gol e suas subsidiárias entraram voluntariamente com pedido de recuperação judicial (Chapter 11) no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York (Tribunal dos EUA).
De acordo com a empresa, o processo legal nos Estados Unidos envolve um compromisso de financiamento de US$ 950 milhões.
Apesar disso, a nota oficial informou que os negócios da Gol continuarão normalmente durante o processo.
Assim, a empresa se comprometeu a honrar compromissos com parceiros comerciais e fornecedores. Os clientes também deverão ser atendidos normalmente.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais