Conheça as ações que mais pagaram dividendos em 2023
bolsa-de-valores
Conheça as ações que mais pagaram dividendos em 2023
13 dez 2023•Última atualização: 20 junho 2024
A estratégia de investir em empresas pagadoras de dividendos é bem conhecida entre os investidores. Afinal, empresas com este perfil geralmente são vistas como companhias maduras e, portanto, mais conservadoras. Por isso, fizemos o levantamento das dez ações que mais pagaram dividendos do Ibovespa ao longo do ano de 2023. Confira!
Assim, como podemos observar, dentre as ações do IBOV, a PETR foi o destaque com alto nível de distribuição de dividendos. A companhia recentemente tem ganhado holofotes por alterações em seu estatuto abrindo caminho para indicações de cunho político, que podem trazer algum stress nas cotações. O preço do petróleo em queda pode trazer implicações nos dividendos futuros.
Ações que mais pagaram dividendos
Dentre as empresas que frequentemente estão no ranking, temos três setores com dinâmicas distintas: commodities, bancos e utilities. Vamos resumir os pontos fortes de cada tese e cuidados que os investidores devem ter.
No caso dos bancos e seguradoras, geralmente temos empresas maduras e lucrativas que permitem uma distribuição generosa de dividendos. Assim, todos os anos, praticamente, vemos empresas do setor no ranking, como Itaú e Banco do Brasil.
Porém, nem tudo são flores no setor, afinal o segmento de finanças tem uma correlação grande com a economia em geral e as condições macroeconômicas do país. Importante o investidor acompanhar índices de inadimplência, lucro líquido e variações indicadores de saúde financeira como Basiléia, por exemplo.
Já no setor de utilities, que engloba essencialmente energia e saneamento, setores que operam de maneira bem regulada no Brasil, geralmente com receitas também bem previsíveis (principalmente para setor de transmissão), a combinação dessa previsibilidade com a resiliência dessas empresas, pelo setor essencial que elas atuam e com baixos potenciais para irrupções ou concorrência, fazem desse setor um dos prediletos para investidores que buscam dividendos com menor risco na bolsa.
Commodities
Para empresas de commodities, os investidores podem usufruir de ciclos de alta que podem proporcionar bons dividendos além de valorizações no valor das ações. Essas empresas, porém, tem alta volatilidade como característica em função do caráter cíclico ao qual a comodities que elas operam estão expostas, fazendo desse um setor menos preferido dentre os investidores de dividendos que buscam estabilidade a longo prazo.
Assim, investir em dividendos é uma boa estratégia para carteiras focadas em longo prazo, pelo perfil das empresas que tem como característica o pagamento de altos dividendos, geralmente em estágios mais maduros. Além disso, a renda oriunda desse investimento pode ser usada para comprar mais ações, aumento o retorno composto da carteira como um todo.
Entretanto, o investidor precisa conhecer bem o setor de cada empresa que está investindo para evitar surpresas desagradáveis.
Além das dicas do texto, outros cuidados que destacamos são: cuidado com empresas estatais, pois são empresas sujeitas a mudanças e usos para fins políticos, recomendamos conhecer os estatutos e proteções que cada empresa dispõe.
Outro cuidado é entender efetivamente de onde vieram os dividendos pagos por cada empresa e com qual recorrência a companhia irá pagar os mesmos. Por fim, é comum empresas realizarem distribuições extraordinárias e investidores confundirem o rendimento elevado como sendo um fator recorrente.
Erik Sala
Especialista em FIIs e Renda Fixa. Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Saber mais