Apagão cibernético atrasa voos e prejudica serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo

mundo

Apagão cibernético atrasa voos e prejudica serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo

19 jul 2024Última atualização: 19 julho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money
apagao-cibernetico-atrasa-voos_its-money

Um apagão cibernético está causando atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo nesta sexta-feira (19). O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.

A Microsoft afirma que a falha já foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker.

As companhias aéreas American Airlines, United e Delta, as principais dos Estados Unidos, paralisaram todos os voos. A JetBlue, que opera majoritariamente voos domésticos nos EUA, continua com as operações normais.

No Brasil, usuários reclamam que aplicativos de bancos estão fora do ar. Bolsas de valores em todo o mundo enfrentaram intercorrências nas operações.

O governo da Austrália declarou que o incidente está aparentemente relacionado a um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike.

Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionadas ao sensor "Falcon".

A CrowdStrike é uma empresa que fornece serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo, buscando encontrar falhas em sistemas digitais e evitar ataques de hackers. Informações iniciais indicam que o apagão se originou em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.

Problemas técnicos foram reportados nos maiores aeroportos da Europa e da Índia, causando atrasos de voos. Em Berlim, na Alemanha, todas as decolagens ficaram suspensas por algumas horas. No aeroporto de Singapura, um dos maiores do mundo, diversas companhias aéreas estão realizando o check-in de forma manual.

A Autoridade Aeroportuária de Hong Kong afirmou que as companhias aéreas também mudaram o procedimento de check-in para manual e que os voos não foram afetados.

Fonte: Globo.com

Imagem: Agência Brasil

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra