BCE eleva taxas de juros em 50 pontos-base
mundo
BCE eleva taxas de juros em 50 pontos-base
16 mar 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Hoje, em sua reunião, o Banco Central Europeu (BCE) optou por continuar com sua política monetária de aperto monetário, apesar dos sinais recentes de uma possível crise bancária.
O BCE aumentou suas taxas de juros em 50 pontos-base, seguindo as elevações que já haviam sido feitas em dezembro e fevereiro.
A taxa principal de refinanciamento agora está em 3,50%, enquanto a taxa de depósitos aumentou de 2,50% para 3,0%. Já a taxa de empréstimos marginais subiu de 3,25% para 3,75%.
A decisão foi tomada com base na projeção de que a inflação permanecerá alta por um longo período. A autoridade monetária destacou que a abordagem dependente de dados é fundamental para a tomada de decisões sobre as taxas de juros, dada a alta incerteza atual.
O Conselho do BCE declarou que está monitorando de perto as tensões do mercado e está pronto para agir conforme necessário para garantir a estabilidade financeira e de preços na zona do euro.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais