Como declarar renda fixa no Imposto de Renda?
imposto-de-renda
Como declarar renda fixa no Imposto de Renda?
27 jan 2024•Última atualização: 20 junho 2024
Você tem dúvidas sobre como declarar renda fixa no Imposto de Renda?
Para que tudo ocorra bem e no prazo correto com a sua declaração de IRPF 2024, é importante se planejar, principalmente com os investimentos, para evitar penalidades como multas e juros.
No entanto, sabemos que na hora de declarar seus investimentos, muitas pessoas se deparam com diversas dúvidas.
Por isso preparamos matérias especiais para você se preparar para esse momento que, neste ano, acontecerá de 15 de março a 31 de maio.
Nesta matéria, você vai aprender o passo a passo sobre como declarar renda fixa. Confira!
Declarando renda fixa no IRPF 2024
A renda fixa é composta por títulos públicos ou privados, como o Tesouro Direto, CDBs, Debêntures, Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), entre outros. Esses títulos são emitidos por instituições financeiras e oferecem juros fixos ao longo do tempo.
Sendo assim, siga os passos abaixo para declarar seus ativos no Imposto de Renda 2024:
1. Primeiramente, acesse a aba “Bens e Direitos”;
2. Clique em “novo” caso o ativo não tenha sido importado do ano anterior;
3. Selecione o grupo “04 - Aplicações e Investimentos”;
4. A seguir, escolha o código “02 – Títulos públicos e privados sujeitos à tributação (Tesouro Direto, CDB, RDB e Outros)” ou “03 - Títulos isentos de tributação (LCI, LCA, CRI, CRA, LIG, Debêntures de Infraestrutura e outros)”;
5. Preencha com o CNPJ da instituição financeira emissora, o tipo de investimento e o número da conta;
6. Confira o saldo dos investimentos de 31/12/2022 e informe o saldo de 31/12/2023, segundo os informes de rendimentos.
Do mesmo modo, os rendimentos recebidos por meio da renda fixa devem ser incluídos na aba “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/ Definitiva”, no código “06 – Rendimentos de aplicações financeiras.”
Já para os titulos tributados ou a ficha Rendimentos isentos e não tributáveis no código “12 - Rendimentos de cadernetas de poupança, letras hipotecárias, letras de crédito do agronegócio e imobiliário (LCA e LCI) e certificados de recebíveis do agronegócio e imobiliários (CRA e CRI)” para os títulos isentos
Qual a documentação necessária?
Em suma, para declarar seus investimentos é necessário ter o Informe de Rendimentos, fornecido, de forma obrigatória, pela sua corretora ou instituição. Assim, você terá todas as informações que precisam estar na sua declaração.
Precisa de ajuda para declarar renda fixa no Imposto de Renda?
Para fazer sua declaração com mais confiança e tranquilidade, você pode contar com o suporte de um escritório especializado em tributação dos investimentos, como a Contabilidade da Bolsa. Clique aqui para solicitar ajuda!
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais