Confiança do comércio em janeiro atinge maior nível desde 2022
brasil
Confiança do comércio em janeiro atinge maior nível desde 2022
30 jan 2024•Última atualização: 20 junho 2024
A confiança do comércio, medida pelo Índice de Confiança do Comércio (ICOM) do FGV IBRE, cresceu 1,2 pontos em janeiro e atingiu o maior nível desde outubro de 2022.
Assim, em médias móveis trimestrais, o índice subiu pelo segundo mês consecutivo, em 1,1 ponto, para 89,4 pontos.
“A confiança do comércio inicia 2024 em alta, mantendo a tendência positiva sustentada pelas expectativas para os próximos meses”, avaliou Geórgia Veloso, economista do FGV IBRE.
Além disso, segundo ela, apensar das perspectivas serem mais otimistas para 2024, o setor ainda enfrenta desafios para a recuperação “decido aos elevados níveis de endividamento e às taxas de crédito ao consumidor”, destaca.
Ainda, a alta de janeiro foi concentrada em dois dos seis principais segmentos do setor. O resultado positivo no mês foi influenciado pela melhora do Índice de Expectativas (IE-COM) que avançou 3,7 pontos, para 91,6 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (93,0 pontos).
Entre os quesitos que compõem o IE-COM, o indicador sobre a tendência dos negócios nos próximos seis meses foi o que apresentou maior contribuição para a alta da confiança no mês, ao avançar 5,5 pontos, para 93,0 pontos.
No mesmo sentido, as perspectivas de vendas nos próximos meses avançaram em 1,9 ponto, para 90,5 pontos.
Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 1,5 ponto, para 89,9 pontos. A queda no ISA-COM foi influenciada pela piora nos indicadores que avaliam a situação atual dos negócios e o volume de demanda atual que caíram 1,7 e 1,3 pontos, para 91,3 e 88,7 pontos, respectivamente.
Leia também: Indicadores econômicos: o que são e para que servem
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais