Confiança do consumidor perde força em setembro
economia
Confiança do consumidor perde força em setembro
25 set 2023•Última atualização: 20 junho 2024
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE subiu 0,2 ponto em setembro, para 97,0 pontos, desacelerando o ritmo de alta iniciado em maio deste ano. Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 1,6 ponto, a sexta alta consecutiva, para 96,2 pontos.
"A confiança dos consumidores continuou melhorando em setembro, apesar do menor ritmo se comparado às fortes altas anteriores. Com o resultado, o indicador se mantém em nível semelhante ao registrado no início de 2014, antes do início da recessão econômica daquele ano. Bem como foi influenciado pela calibragem das expectativas para os próximos meses. Enquanto a percepção sobre a situação atual continuou a evoluir positivamente", diz Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.
Confiança do Consumidor
Em setembro, a acomodação da confiança teve influência da combinação entre melhora da percepção em relação à situação atual. Por outro lado, com calibragem na tendência de alta das expectativas para o futuro. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 1,8 ponto, para 83,2 pontos. Alcançando, assim, o maior nível desde dezembro de 2014 (86,7 pontos), enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou 0,9 ponto, para 106,7 pontos, após crescer 10 pontos de maio a agosto.
Nas avaliações sobre o cenário atual, o indicador que mede a satisfação sobre a situação econômica local atingiu o maior nível desde julho de 2014 (95,1 pts). Ou seja, subiu 1,3 pontos, para 92,2 pontos, em sua oitava alta consecutiva. O indicador que mede as avaliações sobre as finanças familiares também registrou variação positiva, de 2,3 pontos para 74,6 pontos. Assim, mantendo-se no melhor resultado desde o período pré-pandemia (76,6 pts em fevereiro de 2020).
Raissa Scheffer
Raissa Scheffer (MTB: 0051926/SP) é jornalista com 16 anos de experiência em economia. Foi repórter e editora na Gazeta de Ribeirão e Jornal ACidade. Com passagens pela EPTV Ribeirão, Portal Terra, TV Record e Portal Revide.
Saber mais