Confiança dos consumidores atinge maior nível desde 2014, diz FGV
economia
Confiança dos consumidores atinge maior nível desde 2014, diz FGV
25 ago 2023•Última atualização: 20 junho 2024
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE avançou pelo quarto mês consecutivo. Em agosto, a alta foi de 2,0 pontos para 96,8 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2014 (97,0 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 2,9 pontos, a quinta alta consecutiva, para 94,6 pontos.
As informações foram divulgadas nesta sexta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
“Após acumular quatro meses de resultados positivos, a confiança do consumidor atinge o maior nível desde 2014, período imediatamente anterior ao início da recessão econômica daquele ano", afirmou Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.
Segundo ela, o resultado de agosto foi influenciado principalmente pela melhora da percepção dos consumidores sobre a situação atual e as expectativas ligeiramente mais otimistas em relação aos próximos meses.
"Os resultados favoráveis refletem a continuidade de recuperação do quadro macroeconômico, a resiliência do mercado de trabalho e o início de programas voltados para a quitação de dívidas", observou a economista.
Além disso, o Índice de Situação Atual (ISA) subiu 4,6 pontos, para 81,4 pontos, alcançando o maior nível desde janeiro de 2015 (81,6 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE) manteve-se relativamente estável variando 0,2 ponto, para 107,6 pontos, após três altas consecutivas.
Entre os indicadores que avaliam as expectativas dos consumidores para os próximos meses, o indicador que mede o ímpeto de compras de bens duráveis subiu 6,3 pontos, para 98,6 pontos, atingindo o maior nível desde maio de 2014 (99,7 pts.) possivelmente influenciado pela perspectiva de melhora das finanças familiares.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais