Conselho Nacional Eleitoral proclama Maduro vencedor da eleição na Venezuela
mundo
Conselho Nacional Eleitoral proclama Maduro vencedor da eleição na Venezuela
29 jul 2024•Última atualização: 29 julho 2024
Com 80% das urnas apuradas, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou Nicolás Maduro como presidente da Venezuela na tarde desta segunda-feira (29).
A proclamação, feita menos de 24 horas após o encerramento da votação, confirma Maduro para mais um mandato à frente do país. Caso complete este novo período, ele terá acumulado 17 anos no poder, superando seu antecessor, Hugo Chávez, que governou por 14 anos.
Mais cedo, o CNE já havia anunciado a vitória de Maduro nas eleições presidenciais realizadas no domingo (28). Segundo os dados do CNE, Maduro obteve 51,2% dos votos, enquanto seu principal opositor, Edmundo González, recebeu 44%.
A diferença entre os dois candidatos foi de 704 mil votos. A última atualização ocorreu na madrugada de segunda-feira, quando o site do CNE ficou fora do ar – como os dados finais ainda não foram divulgados, esses números podem sofrer alterações.
Com esse resultado, Maduro – um ex-motorista de ônibus de 61 anos que se tornou chanceler da Venezuela – deve permanecer no poder em Caracas por mais seis anos. Hugo Chávez governou a Venezuela por 14 anos, até sua morte em 2013.
Informações: globo.com
Imagem: Reuters/Leonardo Fernandez Viloria
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais