De olho nos EUA e na China

morning-call

De olho nos EUA e na China

30 ago 2023Última atualização: 20 junho 2024

DVinvestDVinvest
its-money-de-olho-nos-eua-e-na-china

No Brasil, teremos o IGP-M na parte da manhã, dando uma boa sinalização de como está o mercado inflacionário brasileiro. Além disso, também será divulgado o IPP, que tem o mesmo intuito, porém, para produtores em especial.

Por outro lado, na parte da tarde teremos o Caged, que nos mostra como está o mercado de trabalho no país. Além disso, teremos no mesmo horário o fluxo cambial estrangeiro.

Nos EUA, tivemos dois dados bastante preocupantes para a economia americana. O primeiro foi a confiança do consumidor vindo abaixo do mês anterior e bem abaixo do consenso. Em segundo lugar, tivemos o JOLTs, que nos mostra como está a geração de emprego no país, também vindo abaixo do mês anterior e bem menor do que o consenso.

Para hoje, teremos alguns dados sobre o mercado hipotecário americano, bem como a variação de empregos privados, o número do PIB e diversos outros indicadores extremamente relevantes para a economia dos EUA. Com isso, teremos um dia de bastante cautela para os mercados externos.

Já na Europa, dados de confiança do consumidor vindo abaixo do esperado na Alemanha e em linha na França. Para hoje, teremos diversos dados de inflação e emprego na Alemanha, Itália e Espanha.

De olho nos EUA e na China

Por fim, na Ásia teremos na parte da noite dados relevantes sobre a produção industrial japonesa. Além disso, teremos o PMI industrial, composto e de não manufatura da China. Ou seja, dados bastante relevantes que nos mostrarão como está a economia local após muita desconfiança gerada com os pacotes de estímulos anunciados pelo governo.

Empresas

Após diversas medidas sobre a tributação dos Juros sobre Capital Próprio (JCP), as ações dos bancos, como: Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11), sofreram forte pressão negativa. Isto porque haveria um aumento na alíquota total paga, porém, estão ocorrendo diversas medidas para suavização desse efeito, além de uma possível exclusão das empresas financeiras dentro das mudanças no JCP, o que ajudaria bastante o setor e fez com que os quatro bancos reagissem de forma positiva no pregão.

Após a venda da Aesop pela Natura (NTCO3), a empresa divulgou em fato relevante que está aberta a propostas para a The Body Shop. De modo a se capitalizar e focar somente nas operações core da companhia.

Após a exclusão do consórcio Gênesis do leilão da Aneel, a ISA Cteep (TRPL4), segundo maior lance, arrematou o lote que possui RAP de R$ 284 milhões e conta com investimentos de R$ 3,2 bilhões durante o período de investimento.

Para mais detalhes das empresas, incluindo a recomendação e os preços alvo, acesse os relatórios no app da DV ou no site Blue Academy caso seja um cliente Blue.

Análise técnica mercado interno

Ibovespa encerrou o último pregão, dia 29, com uma valorização de 1,10%, confirmando um pivô de alta pelo gráfico diário.

Essa indicação gráfica representa uma expectativa maior de que o índice buscará suas próximas resistências no curto prazo. A primeira região de desafio está situada entre 119.265 a 120 mil pontos.

A reversão dessa perspectiva positiva ocorrerá se o IBOV cair abaixo de 115.396, que foi a mínima do dia 25.

Análise técnica mercado externo

O S&P 500 encerrou o pregão mais recente (29) com uma significativa alta de 1,45%, consolidando um viés de alta de acordo com o padrão observado no gráfico diário.

O fechamento acima dos 4.458 abriu caminho para o S&P testar seus próximos níveis de resistência: 4.537, 4.576 e 4.607. A projeção de alta aponta para 4.581, faixa de preço destacada através da faixa vermelha no gráfico.

Assim, a expectativa de alta será reduzida caso ocorra um retorno do S&P abaixo de 4.431, que foi a mínima registrada nesta terça-feira.

Análise técnica dólar

O dólar encerrou o último pregão (29) com uma queda de 0,43%, confirmando um topo no gráfico diário.

Com isso, a sinalização de baixa reforça do viés negativo de curto prazo para a moeda americana, aumentando a probabilidade de testar os próximos níveis de suporte: 4.848, 4.836,5 e 4.792.

Por fim, para reverter essa perspectiva negativa, será necessário que o dólar retorne acima dos 4.915.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

Mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro.

Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910).

Credenciado pela Apimec desde 2010.

Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Renato Reis – Analista CNPI-P com foco em fundamentos

Analista de valores mobiliários (CNPI-P EM-3580) credenciado pela Apimec.

Formado em Ciências Econômicas pelo Ibmec BH.

Já atuou com Fusões e Aquisições e hoje é responsável por toda a área de análise fundamentalista dentro da empresa.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

DVinvest

DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra