Índice de Confiança do Consumidor recua 0,4 ponto em outubro, diz FGV IBRE
economia
Índice de Confiança do Consumidor recua 0,4 ponto em outubro, diz FGV IBRE
25 out 2022•Última atualização: 20 junho 2024
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE caiu 0,4 ponto em outubro, indo para 88,6 pontos.
Tendo em vista a métrica de médias móveis trimestrais, o índice continua avançando, agora em 3,0 pontos, para 87,1 pontos.
Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens, explica que a confiança dos consumidores se acomoda em patamar próximo ao período pré-pandemia, após quatro meses de altas.
“O resultado apresenta uma mudança de comportamento observado até o momento: com melhora das avaliações sobre o momento atual influenciada pelos consumidores de menor poder aquisitivo e uma revisão das expectativas para os próximos meses dos consumidores com maior poder aquisitivo.”, explica a coordenadora em nota divulgada à imprensa.
Segundo ela, esse resultado pode estar sendo influenciado pelo efeito das transferências de renda, redução da inflação e aumento das vagas de trabalho.
“Apesar do resultado mais favorável para as classes de renda mais baixa, o endividamento das famílias e as taxas de juros mais elevadas limitam uma recuperação mais robusta.”, analisa Viviane Bittencourt.
De acordo com a pesquisa, o indicador que mede a satisfação dos consumidores com a situação atual subiu 0,8 ponto, para 83,1 pontos. Este é o maior nível desde fevereiro de 2020.
Já a avaliação sobre a situação financeira familiar aumentou 1,6 ponto, para 66,5 pontos, um nível considerado muito baixo.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais