Saiba como doar parte do seu Imposto de Renda para o Rio Grande do Sul
brasil
Saiba como doar parte do seu Imposto de Renda para o Rio Grande do Sul
14 mai 2024•Última atualização: 12 junho 2024
Sabia que é possível destinar uma parte do seu IR para o Rio Grande do Sul?
Esta é uma das formas de doar para o Estado, que está enfrentando uma catástrofe história e com muitas consequências.
Na coluna de hoje, vou orientá-los como isso pode ser feito!
A doação aos Fundos da Criança e do Adolescente é uma maneira importante de contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento das crianças e adolescentes em todo o Brasil. Neste momento, é o Rio Grande do Sul que precisa muito dessa dessa doação!
Esses fundos complementam o orçamento destinado às ações voltadas para a infância e adolescência, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As doações podem ser feitas tanto para o Fundo Estadual ou Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ou do idoso.
Como o contribuinte pode ajudar?
As Pessoas Físicas podem transferir até 6% do imposto sobre a renda verificada na Declaração de Ajuste Anual, se optar pelo modelo completo.
Na própria declaração tem a ficha “Doações diretamente na declaração”. Nela, ao clicar em “Novo”, você poderá escolher o Estado do Rio Grande do Sul ou um dos municípios deste Estado que passam por essa terrível calamidade.
A doação feita até o limite estabelecido na declaração é inteiramente deduzido do imposto devido calculado na declaração de imposto de renda.
Desta forma, isso reduzirá seu imposto a recolher ou aumentará o seu imposto a restituir.
Portanto, ao fazer sua declaração de Imposto de Renda, considere destinar parte desse valor aos Fundos da Criança e do Adolescente ou do idoso.
Sua contribuição vai ser muito importante para o apoio que o estado do RS e seus municípios precisam das às crianças, adolescentes e idosos atingidos por esta calamidade.
Passo a passo para a doação:
- Se optou pelo modelo completo da declaração vai habilitar a ficha “Doações Diretamente na Declaração”;
- Selecione a Aba “Criança e Adolescente” ou “Pessoa Idosa”. Clique no botão Novo.
O programa já vai calcular o limite dedutível da doação. Selecione "Estadual" e "Estado do Rio Grande do Sul".
O CNPJ vai ser preenchido automaticamente, ou selecione "Municipal", selecione o "Rio Grande do Sul" e um dos municípios em situação de calamidade. Preencha o valor que deseja doar.
Você vai notar que seu imposto a recolher vai diminuir no valor da doação ou sua restituição vai aumentar nesse mesmo valor.
Em seguida, vá em Imprimir e gere o “DARF – doações diretamente na declaração – ECA ou Pessoa Idosa”.
Vai ser gerado um DARF para recolher o valor da doação. O valor recolhido por meio desse DARF é destinado pela Receita diretamente ao fundo escolhido.
Ainda tem dúvidas em como preencher sua declaração ou destinar doação? A Contabilidade da Bolsa pode te ajudar. Clique aqui!
David Leite
Contador, Empresário contábil, MBA em Contabilidade Societária pela Fundace/USP, MBA Gestão Tributária pela Fundace/USP e especialista em tributação do Mercado Financeiro.
Saber mais