Vendas no varejo avançam 0,4% em outubro, diz IBGE

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Vendas no varejo avançam 0,4% em outubro, diz IBGE

8 dez 2022Última atualização: 20 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money

O volume de vendas no comércio varejista teve variação de 0,4% em outubro frente a setembro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira (08) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Com isso, a média móvel trimestral avançou em 0,6% no trimestre encerrado em outubro.  

Na série sem ajuste, frente a outubro de 2021, o comércio cresceu 2,7%, terceiro resultado positivo consecutivo. No ano, acumulado foi de 1,0% e, nos últimos doze meses, ficou em 0,1%, primeiro resultado no campo positivo após 5 meses seguidos de quedas. 

PeríodoVarejoVarejo Ampliado
Volume de vendasReceita nominalVolume de vendasReceita nominal
Outubro / Setembro*0,40,20,50,6
Média móvel trimestral*0,60,00,70,4
Outubro 2022 / Outubro 20212,712,20,310,1
Acumulado 20221,015,1-0,513,6
Acumulado 12 meses0,113,9-1,013,1
*Série COM ajuste sazonal Fonte: IBGE

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, o volume de vendas avançou 0,5% frente a setembro.  

A média móvel trimestral foi de 0,7% no trimestre encerrado em outubro. O volume de vendas frente a outubro de 2021 cresceu 0,3%. O acumulado no ano foi de -0,5% e o nos últimos 12 meses, de -1,0%. 

Em outubro de 2022, na série com ajuste sazonal, cinco das oito atividades pesquisadas estavam no campo positivo:

Móveis e eletrodomésticos (2,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,0%), Combustíveis e lubrificantes (0,4%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,2%). 

 Por outro lado, os três grupamentos que mostraram queda foram: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,4%), Tecidos, vestuário e calçados (-3,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%). 

 Já as atividades do comércio varejista ampliado apresentaram resultados negativos: Veículos e motos, partes e peças, com -1,7% e Material de construção, com -3,5%. 

VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO,
SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:  Outubro 2022
ATIVIDADESMÊS/MÊS ANTERIOR (1)MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIORACUMULADO
Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)
AGOSETOUTAGOSETOUTNO ANO12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2)0,21,20,41,63,22,71,00,1
1 - Combustíveis e lubrificantes4,01,30,430,334,734,214,911,2
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo0,31,30,21,43,82,61,10,8
2.1 - Super e hipermercados0,31,3-0,11,74,22,61,00,7
3 - Tecidos, vest. e calçados11,4-2,2-3,4-5,5-9,5-14,84,02,4
4 - Móveis e eletrodomésticos1,2-0,12,5-8,7-6,1-0,5-8,7-11,2
4.1 - Móveis----19,7-17,8-15,7-11,4-12,5
4.2 - Eletrodomésticos----3,6-0,77,1-7,8-11,0
5 - Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria-0,30,6-0,46,65,85,27,06,7
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria2,81,9-3,820,531,013,618,512,3
7 - Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação-1,42,02,02,07,08,12,10,5
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico-1,1-0,92,0-10,5-10,1-8,5-8,2-7,3
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)0,01,50,5-0,70,90,3-0,5-1,0
9 - Veículos e motos, partes e peças5,00,1-1,7-4,1-1,2-0,7-1,3-0,9
10- Material de construção-0,9-0,6-3,5-7,0-8,2-12,7-8,6-8,2
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
(1) Séries com ajuste sazonal.
(2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.
(3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10)

Comércio cresce 2,7% frente a outubro de 2021, com alta em cinco das oito atividades 

Em relação a outubro de 2021, cinco atividades cresceram: Combustíveis e lubrificantes (34,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (13,6%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (8,1%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (5,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,6%).  

Três setores tiveram queda: Móveis e eletrodomésticos (-0,5%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-8,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (-14,8%). 

 No âmbito do varejo ampliado, ambas as atividades caíram: Veículos e motos, partes e peças (-0,7%) e Material de construção (-12,7%). 

RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO,
SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Outubro 2022
ATIVIDADESMÊS/MÊS ANTERIOR (1)MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIORACUMULADO
Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)
AGOSETOUTAGOSETOUTNO ANO12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2)-0,30,20,214,713,612,215,113,9
1 - Combustíveis e lubrificantes-3,8-6,1-1,522,012,57,129,431,0
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo0,20,70,717,217,716,415,213,9
2.1 - Super e hipermercados0,41,00,917,318,016,214,913,6
3 - Tecidos, vest. e calçados1,3-1,1-1,211,08,11,119,916,7
4 - Móveis e eletrodomésticos1,7-0,22,22,13,88,32,90,0
4.1 - Móveis----5,7-4,0-2,02,30,6
4.2 - Eletrodomésticos---5,97,313,33,2-0,2
5 - Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria0,81,40,322,521,920,519,518,1
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria1,80,9-4,127,739,621,225,719,0
7 - Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação-1,42,01,92,08,110,25,03,0
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico-0,6-0,42,61,0-0,31,33,33,9
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)-0,41,00,612,411,910,113,613,1
9 - Veículos e motos, partes e peças5,80,4-1,610,211,810,714,014,6
10- Material de construção-0,50,1-4,52,61,4-4,63,24,6
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
(1) Séries com ajuste sazonal.

 A atividade de Combustíveis e lubrificantes cresceu 34,2% frente a outubro de 2021, nono crescimento consecutivo na comparação interanual. O setor também teve a maior contribuição na composição da taxa geral do varejo (3,1 p.p. em 2,7%).  

O crescimento da atividade no período está atrelado à política de redução de preços da gasolina, iniciada em julho de 2022.  

No acumulado no ano até outubro, a atividade mostra aumento de ritmo, ao passar de 12,7% para 14,9%. Em relação ao acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 7,6% até setembro para 11,2% até outubro, o setor mostrou aumento de intensidade de crescimento. 

O setor de Livros, jornais, revistas e papelaria cresceu 13,6% frente a outubro de 2021. O acumulado no ano, ao passar de 19,0% para 18,5%, a atividade mostra manutenção no ritmo de crescimento.  

Em termos de resultado acumulado nos últimos doze meses, houve aumento no ritmo de crescimento: de 10,8% até setembro para 12,3% até outubro de 2022. 

Agrupamentos 

O grupamento de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação avançou 8,1% em outubro de 2022 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, terceiro consecutivo e o mais intenso, em termos de amplitude, desde março de 2022, quando havia sido de 16,5%.  

No ano, até outubro, o setor acumula 2,1% de crescimento, acima do estabelecido até setembro (1,4%). O indicador acumulado dos últimos doze meses registra 0,5% até outubro, primeiro mês no campo positivo desde março de 2022 (0,2%). 

 O setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria aumentou 5,2% nas vendas frente a outubro de 2021, 12º resultado positivo consecutivo.  

O acumulado no ano até outubro, ao passar de 7,2% para 7,0%, mantem o ritmo de crescimento. Nos doze meses, o resultado de 6,7% até outubro de 2022 é maior em 0,4 p.p. ao acumulado até setembro. 

 Já a atividade de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, ao avançar 2,6% em outubro de 2022, registrou seu terceiro mês consecutivo de crescimento para o indicador interanual.  

O desempenho positivo do setor, em combinação com o peso da atividade no varejo, a posiciona como segunda maior contribuição na taxa global, somando 1,3 p.p. no total de 2,7%. No ano, o acúmulo é de 1,1% até outubro, quarto mês de crescimento seguido.  

Nos últimos doze meses, o acúmulo também é positivo até outubro (0,8%), sendo o segundo consecutivo fora do campo negativo após 14 meses acumulando perdas. 

 O grupo de Móveis e eletrodomésticos apresentou queda (-0,5%) pelo sétimo mês consecutivo na comparação interanual.  

O acumulado do ano até outubro de 2022 apresenta perda de 8,7% e não registra crescimento desde julho de 2021 (2,6%). Para os últimos doze meses o resultado foi de -11,2%, com quedas consecutivas desde setembro de 2021. 

 O grupamento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, entre outros, caiu 8,5% frente a outubro de 2021, sexto mês negativo consecutivo.  

No ano, a perda até outubro é de 8,2%, também a sexta consecutiva, resultado similar ao acumulado nos últimos doze meses (-7,3%), quinto em sequência a registrar perdas. 

 O setor de Tecidos, vestuário e calçados teve retração de 14,8% frente a outubro de 2021, quarta consecutiva. A atividade representou a segunda maior contribuição, no campo negativo, para a taxa global, somando -1,1 p.p no total de 2,7%.  

No ano, o acúmulo é positivo, mas decrescente: 4,0% até outubro contra 6,4% até setembro. Nos últimos doze meses, o resultado até outubro é positivo em 2,4%, mas abaixo do resultado de setembro (3,5%). 

 A atividade de Veículos e motos, partes e peças caiu 0,7 frente a outubro de 2021. O acumulado do ano foi de -1,4% em outubro, registrando perda desde julho de 2021. O acumulado em doze meses foi de -0,9% e a série está no campo negativo há três meses. 

 O grupo de Material de construção caiu 12,7% frente a outubro de 2021, sétima perda seguida desde abril de 2021, exercendo, para a comparação interanual, a maior contribuição, no campo negativo, para a composição da taxa global, somando -1,4 p.p. no total de 0,3% do varejo ampliado.  

No ano, as perdas ficaram em 8,6% até outubro, contabilizando dez meses de acúmulos no campo negativo. No acumulado dos últimos doze meses, o resultado é negativo há dez meses, sendo de -8,2% até outubro. 

 Vendas têm alta em 15 UFs na comparação com setembro 

 Na série com ajuste sazonal, 15 das 27 Unidades da Federação tiveram resultados positivos, com destaque para:  

Amapá (5,1%), Roraima (2,1%) e Acre (2,0%). Por outro lado, pressionando negativamente, se encontram 10 Unidades da Federação, com destaque para Paraíba (-6,8%), Rio Grande do Norte (-1,3%) e Tocantins (-0,9%).  

Pernambuco e Distrito Federal ficaram estáveis (0,0%) na passagem de setembro para outubro de 2022 

 Para a mesma comparação, no varejo ampliado, 17 das 27 Unidades da Federação tiveram alta, lideradas por Amapá (5,7%), Goiás (5,3%) e Mato Grosso do Sul (3,7%).  

Pelo lado das quedas, destacam-se Tocantins (-7,9%), Rondônia (-4,8%) e Paraíba (-2,0%). 

 Frente a outubro de 2021, houve resultados positivos em 22 das 27 UFs, com destaque para: Paraíba (31,3%), Amapá (23,4%) e Roraima (16,4%). 

Já pressionando negativamente, figuram 5 UFs, com destaque para Tocantins (-3,8%), Bahia (-1,6%) e Rondônia (-1,2%). 

 Já no comércio varejista ampliado, 16 UFs tiveram alta, com destaque para: Paraíba (18,6%), Amapá (16,6%) e Roraima (11,0%). Por outro lado, pressionando negativamente, destacam-se Pernambuco (-13,5%), Bahia (-10,4%) e Sergipe (-6,6%). 

Fonte: IBGE 

Redação It's Money

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