Vendas no varejo recuam 0,8% em julho

economia

Vendas no varejo recuam 0,8% em julho

14 set 2022Última atualização: 20 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money

O volume de vendas no varejo no Brasil caiu 0,8% em julho, em relação a junho, marcando o terceiro mês consecutivo de variação negativa.

Segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (14), os varejistas registraram uma variação de 0,4% em 2022. Nos últimos 12 meses, o setor acumulou queda de 1,8%.

Em relação a julho de 2021, a queda foi de 5,2%. O resultado ficou abaixo do esperado, já que o mercado indicou alta mensal de 0,30% e queda anual de 3,5%, segundo a Refinitiv.

No comércio varejista ampliado, que compreende as atividades de automóveis, motocicletas, peças e materiais de construção, a quantidade de vendas em julho recuou 0,7% em relação a junho e 6,8% em relação a julho de 2021.

vendas-no-varejo-recuam-em-julho_its-money
Fonte: IBGE

Sete das oito atividades tiveram taxas negativas

A pesquisa do IBGE apurou que em julho houve taxas negativas em sete das oito atividades pesquisadas, na série com ajuste sazonal,

Tecidos, vestuário e calçados (-17,1%), Móveis e eletrodomésticos (-3,0%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,0%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-1,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,4%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,6%), e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,5%). Apenas a atividade de Combustíveis e lubrificantes (12,2%) mostrou crescimento.

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra