Alto demais para pousar
analises
Alto demais para pousar
6 fev 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Macro
Semana começa com clima de apreensão nas bolsas, com o reflexo do incidente do balão chinês que atravessou o espaço aéreo norte americano e foi derrubado pelas autoridades dos EUA.
O incidente ocorreu pouco tempo antes da visita de um secretário de estado americano na China, visita essa que foi suspensa em razão do mal-estar causado.
Mergulhadores tentam recuperar o conteúdo do balão, enquanto a China alega ser apenas um balão meteorológico e os EUA estariam exagerando.
Na sexta passada, tivemos também o payroll americano que divulgou um número bem acima das projeções, sugerindo uma persistência da inflação, que pode sinalizar um FED mais agressivo, o que tem derrubado os futuros de bolsas ao redor do mundo.
O dólar sobe pelo terceiro dia seguido em praticamente toda as praças.
Nas commodities, o minério de ferro tem nova queda, indo para o menor valor em quase um mês com a demanda não mostrando demonstrando tanta força quanto o mercado estava precificando, com os estoques na china mostrando boa recuperação.
No mercado local, hoje teremos a posse de Aloizio Mercadante no BNDES com presença do presidente Lula no Rio de Janeiro, onde o mercado estará atento aos discursos.
Na semana passada, ataques a independência do Banco Central pesaram nos ativos locais e nos juros futuros.
O mercado não deve esperar postura diferente nos eventos de hoje.
Mercado Interno
Análise Técnica
O Ibovespa nesta sexta-feira fechou em queda de 1,47% aos 108.523 pontos.
O índice fecha no campo negativo pelo terceiro dia consecutivo, terminando a semana com queda de 3,38 % e perdendo nível importante.
Dessa forma, a perda dos 108.184 pontos aumenta o viés negativo para o índice nos próximos dias, onde poderia buscar a região dos 10 pontos.
Mercado Externo
Análise Técnica
O S&P500 nessa sexta-feira fechou em queda de 1,03% aos 4.136 pontos, após três dias consecutivos em alta, o índice fecha no campo negativo.
Apesar da queda o ativo não perdeu nenhum nível importante e segue em tendência de alta no curto prazo.
Vale ressaltar que o S&P pode passar por uma correção nos próximos dias, em que a perda dos 4.123 pontos reforça essa expectativa.
Commodities
Análise Técnica
O petróleo nesta sexta-feira terminou o pregão em queda de 3,02% aos USD 79,69/barril.
O ativo está dando continuidade ao movimento de baixa que iniciou semana passada, e pode voltar a ser negociado nos USD 79,30/barril.
Dólar
Análise Técnica
O dólar terminou essa sexta-feira em alta de 2,02% em 5,15 dólar/real, após três dias no campo negativo o ativo fecha em alta forte.
Dessa forma, a expectativa para os próximos dias seria de continuar esse movimento de alta, buscando os 5,20 dólar/real.
Análise Técnica
O dólar terminou essa quinta-feira em baixa de 0,09% em 5,00 dólar/real, fechando no campo negativo pelo terceiro dia consecutivo.
O pregão teve bastante volatilidade, em que o ativo chegou a apresentar uma baixa de 2,23%, testando níveis abaixo de 5,00 dólar/real.
Após esse movimento de baixa, e agressão por parte dos compradores, trazendo o dólar novamente para os 5,00 dólar/real; a expectativa para os próximos dias é de uma região mais travada.
Isto é, o ativo pode ficar de maneira mais lateral ou fazer uma correção buscando a média móvel nos 5,10 dólar/real.
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
- + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
- Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
- Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T
- Analista CNPI-T;
- Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
- Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais