Vale a pena comprar uma ação só para receber o dividendo?

analises

Vale a pena comprar uma ação só para receber o dividendo?

26 mar 2024Última atualização: 23 setembro 2024

Henrique TavaresHenrique Tavares
comprar-uma-acao-para-receber-o-dividendo_its-money

Investir com foco em dividendos é uma estratégia muito comum no mercado de ações. As famosas “vacas leiteiras”, as grandes pagadoras de dividendos, tipicamente, são empresas em estágios mais maduros, com consistência nos resultados, geradoras de caixa e com participação relevante de mercado.

Esse conjunto de características fez com que, desde sua criação em 2006, o IDIV, índice que reúne as maiores pagadoras de dividendos da bolsa, tivesse uma rentabilidade muito superior ao Ibovespa (IBOV 182,6% vs IDIV 509,7%).

Com um desempenho forte, essa estratégia de investimentos, que provê renda passiva, chama cada vez mais atenção de investidores. A dúvida que fica é:

Vale a pena comprar uma ação só para receber o dividendo?

Ou seja, vale comprar uma ação na “data-com” e vender esse papel logo no dia seguinte, na “data-ex”.

Aqui vai um adendo, para quem está menos familiarizado com as nomenclaturas do mercado, explico:

  • Data-com é a data utilizada pela empresa como referência para o pagamento do provento, ou seja, todos os acionistas que estiverem posicionados nessa data receberão o pagamento.
  • Data-ex, por sua vez, é o dia seguinte, em que as ações passam a ter negociação sem o direito de recebimento desse provento.

Mas voltando ao tema deste texto, reforço que faço essa pergunta porque já vi pessoas (sim, no plural) adotando essa estratégia. Mas sem mais delongas, a resposta é: NÃO!

Comprar um ativo, como o PETR3, acreditando que vale a pena receber o dividendo e sair logo em seguida não é uma estratégia de sucesso.

Para quem está começando a conhecer o mundo dos dividendos é preciso ficar atento. Quando uma ação negocia “com dividendos”, o valor a ser distribuído está embutido no preço. Depois do pagamento, esse valor é descontado da cotação da ação.

Resumidamente, se você compra na “data-com” e vende na “data-ex”, você sairá no zero a zero.

Quando falamos de dividendos, o ideal é que o investimento aconteça em boas empresas, que sejam sólidas, com previsibilidade e recorrência na distribuição dos proventos.

Assim, você enquanto investidor, pode ficar posicionado nesses papéis por períodos mais longos, permitindo que a mágica dos juros compostos aconteça, e que a sua renda passiva vá “engordando” ao longo do tempo.

Disclaimer

Lembrando que rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Ademais, este conteúdo é apenas informativo e não uma recomendação de compra ou venda de ativos. Tenha em sempre em vista o seu perfil de investidor.

Henrique Tavares

Henrique Tavares

Formado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade Federal Uberlândia (UFU). Analista CNPI EM-3176. Credenciado pela Apimec.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra