3 dicas para investir bem em 2023, com Dalton Vieira

analises

3 dicas para investir bem em 2023, com Dalton Vieira

6 jan 2023Última atualização: 21 junho 2024

Dalton VieiraDalton Vieira

O cenário inicial para os investimentos que temos para 2023 é de taxa de juros em nível elevado e deve permanecer assim por um prazo maior.

Logo, o desafio será um pouco maior para a renda variável, mas é possível ainda buscar ações que possam ter um bom desempenho no decorrer do ano.

Historicamente, a taxa de juros possui uma correlação negativa com o Ibovespa. Ou seja, quando um sobe ou outro tende a cair, e vice-versa.

A taxa de juros subiu bastante nos últimos 18 meses e com isso a nossa Bolsa sofreu mais nesse período.

No entanto, é pouco provável que suba muito mais, apesar da chance maior de permanecer em nível alto durante 2023, ou seja, a chance é mínima de ter uma queda da mesma. 

Agora, qual o momento mais interessante para comprar uma ação, quando o preço está lá em cima ou quando está em um nível baixo?

Sim, quando o preço das ações caem e geram a oportunidade de produzirem um retorno maior no longo prazo. No entanto, a maioria costuma comprar perto da máxima e vender perto da mínima. 

De maneira geral, o mais importante é ter uma estratégia para cada classe de ativo. É fato que o cenário atual faz com que a tenhamos um peso maior na renda fixa, mas faz muito sentido ter um exposição gradativa em renda variável.

Confira abaixo 3 dicas de investimentos para 2023!

1- Commodities

A nossa bolsa de valores tem várias empresas ligadas às commodities (petróleo, minério, etc.), gerando uma representatividade em torno de 40%. Geralmente, as commodities passam posso ciclos longos de alta e baixa.

Os últimos ciclos foram de alta (1998 a 2008) e baixa (2008 a 2020). Atualmente, estamos dentro de um ciclo de alta iniciado em abril de 2020.

Logo, já temos uns 2 anos e meio. Considerando a duração dos ciclos anteriores, a expectativa é que o atual ciclo vá durar por mais alguns anos, o que favorece também a nossa Bolsa.

2- Ações 

Dentro do contexto supracitado algumas ações chamam a minha atenção para 2023.

São elas: BEEF3, GGBR4, HYPE3, PRIO3, RADL3, SBSP3, SUZB3, VALE3 e WEGE3. Nas small caps temos BRAP4, CSMG3, DIRR3, GMAT3 e RECV3.

Vale ressaltar que revisamos mensalmente as ações, visando avaliar se a expectativa atual permanece válida para mantermos o papel na carteira de médio a longo prazo.

É algo que já fazemos para todas as nossas carteiras recomendadas, inclusive de fundos imobiliários, BDRs e Long & Short.

3- Poupança

Particularmente não teria dinheiro na famosa caderneta de poupança, visto que o retorno mensal ficará em retorno de 0,5% ao mês.

Portanto, o retorno anual será bem abaixo do CDI, o qual atualmente está em 13,65% ao ano.

Dessa forma, é mais interessante tirar o dinheiro da poupança e colocar, por exemplo, em um CDB que replique o CDI no ano.

Dalton Vieira

Dalton Vieira

Analista CNPI-T com mais de 18 anos de experiência no mercado financeiro. Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910). Credenciado pela Apimec desde 2010. Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra