Ibovespa cai 0,55% em novo dia de aversão a riscos
analises
Ibovespa cai 0,55% em novo dia de aversão a riscos
15 ago 2023•Última atualização: 20 junho 2024
O Ibovespa fechou em queda (-0,55% aos 116.200 pontos), em novo dia de aversão a riscos ao redor do mundo.
O dia teve como principais fatores a apreensão dos operadores em torno do crescimento chinês e dados mais fortes do que o esperado nos EUA, o que alimenta a narrativa de que o FED poderia realizar ainda mais um aumento de juros.
Além disso, governo chinês anunciou estímulos, mas não foram suficientes para evitar a queda nas commodities e o sentimento negativo do mercado.
Por aqui, houve queda em praticamente todos os setores, sendo as aéreas as mais afetadas, mas também houve contribuições negativas das produtoras de materiais básicos.
Dólar
O dólar fechou em alta (+0,43% a R$ 4,99), em mais um dia fraco para as divisas de países emergentes.
O posicionamento dos agentes é apontado como um dos principais fatores para essa movimentação das últimas semanas, dada a alta performance, principalmente das moedas latino-americanas na primeira metade do ano, tendo o peso colombiano, mexicano e o real como destaques.
Curva de juros
A curva de juros fechou em alta ao longo de todos os vértices, dando sequência ao movimento de recomposição dos prêmios.
Além do exterior mais negativo com as questões na China, o anúncio da Petrobras de que fará reajuste nos combustíveis levou a uma série de revisão nas estimativas de inflação, causando também algum impacto.
Por fim, os ruídos políticos são apontados como fator extra que tem causado a reprecificação na curva.
Oby Capital
Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.
Saber mais