Ibovespa fecha em alta puxado pelos ativos ligados à economia doméstica
analises
Ibovespa fecha em alta puxado pelos ativos ligados à economia doméstica
28 dez 2022•Última atualização: 21 junho 2024
O Ibovespa fechou em alta (+1,53% aos 110,2 mil pontos), puxado pelos ativos ligados à economia doméstica, na volta de um movimento de alta após ter os dois primeiros pregões da semana em correção.
A alta só não foi maior por conta de Petrobras e Vale, que tiveram uma quarta-feira negativa, após terem sido o motor do Ibovespa nos últimos dias.
Dólar
O dólar fechou em queda (-0,60% a R$ 5,26) em sessão de pouca liquidez.
O movimento foi uma correção da alta observada nos primeiros pregões da semana.
A notícia de que os impostos federais voltarão a ser cobrados sobre o preço da gasolina é um alívio para o fiscal, que já terá um ano desafiador em 2023 e parece ter sido bem recebida pela mercado.
Curva de juros
A curva de juros voltou a ter queda nas taxas após dois pregões de alta.
A melhora do panorama fiscal em 2023 com a volta dos impostos nos combustíveis teve maior peso do que o efeito inflacionário dessa medida, o que deu espaço para essa queda nas taxas.
Além disso, a oficialização de Tebet no Min. do Planejamento é uma notícia positiva, na margem, já que tem viés mais fiscalista e pode ser a oposição de ideias desenvolvimentistas dentro da cúpula econômica do novo governo.
Oby Capital
Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.
Saber mais