Ibovespa fecha em baixa de 0,73%, refletindo correção das commodities
minuto-mercado
Ibovespa fecha em baixa de 0,73%, refletindo correção das commodities
17 out 2024•Última atualização: 9 dezembro 2024
O Ibovespa encerrou em baixa de 0,73% (-0,73% @ 130,8k pontos) nesta quinta-feira, refletindo uma correção nos preços das commodities, em especial do minério de ferro, que pressionou Vale ON (-2,53%).
As incertezas com o cenário fiscal também pesaram, após falta de avanços no debate sobre o corte de despesas, elemento crítico para o mercado.
No exterior, os principais índices dos EUA subiram, impulsionados por dados econômicos robustos, que fortaleceram a percepção de resiliência da economia americana e levaram o Dow Jones a renovar máxima de fechamento.
Dólar
O Dólar comercial fechou em leve alta de 0,14% (+0,14% @ R$ 5,66), refletindo a persistência das incertezas fiscais domésticas e uma valorização mais ampla do Dólar globalmente, conforme capturado pelo índice DXY, que subiu 0,20% no dia.
Os dados positivos da economia dos EUA sustentaram o fortalecimento da moeda americana ante seus pares.
Curva de juros
Os juros futuros tiveram leve alta, refletindo a persistência das preocupações fiscais e a falta de progresso nas sinalizações de ajuste orçamentário.
O mercado segue atento aos dados da economia chinesa, que podem influenciar as expectativas para as commodities, enquanto no local, o cenário fiscal deve continuar sendo o foco das preocupações.
Oby Capital
Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.
Saber mais