Nada fácil para o FED
analises
Nada fácil para o FED
15 jun 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Mercado tem apresentado reações mistas após a decisão do FED de manter inalterada a taxa de juros.
A manutenção em si foi dentro das expectativas do mercado, a “novidade”, porém veio nas projeções do FED, também conhecidos como dot plot, que em suma, mostra a expectativa das taxas de juros, que neste caso indicou a possibilidade de pelo menos mais um aumento até o final desse ano.
O mercado que para as próximas reuniões do FED precificava já o começo do ciclo de cortes, agora aposta em uma alta de 25 bps para a reunião de 26 de julho (dados da CME apontam para 70% de chances).
A fala, na sequência do comunicado do FOMC, do presidente do FED, Jerome Powell, amenizou o mercado, comentando que para as próximas reuniões, ainda não tem nada definido.
Na China, investidores repercutem rumores de um pacote de estímulos por parte do governo local, além do corte nas taxas de curto prazo para o setor imobiliário, ações nas principais praças acionárias da Ásia tem novamente uma abertura com alta, demonstrando apetite ao risco.
Por aqui a notícia de que o S&P revisar a perspectiva do país de estável para positiva surpreendeu alguns investidores locais, em meio a um cenário fiscal ainda com doses de incerteza.
Juros mais longos, sensíveis a questões de risco país apresentaram fechamento contundente e o Ibovespa continuou sua sequencia de alta, apesar do exterior conturbado.
Análise técnica Ibovespa
Em um dia de forte alta, o IBOV encerrou o pregão com +1.99%. Ainda dando sequência no movimento de alta, o índice Ibovespa mais uma vez termina o pregão com força compradora.
Entretanto, como já comentado aqui anteriormente, o movimento está muito esticado e uma correção é mais provável.
Análise técnica S&P500
O S&P500 fechou o dia em alta de +0.08%. Apesar do fechamento estável, o índice apresentou bastante volatilidade durante o dia com a divulgação da taxa de juros americana.
Assim como o IBOV, o mercado americano também está em um movimento de alta esticado e uma correção seria mais interessante para os próximos dias.
Análise técnica petróleo
O petróleo fechou o dia de ontem em queda de -0.73%. Mesmo conseguindo se sustentar na região de suporte dos $72, o movimento atual segue apontando para uma queda e a expectativa continua para o rompimento da região de suporte dos $70.
Caso isso aconteça, o suporte mais relevante se encontra na faixa dos $62.
Análise técnica dólar
O dólar no último pregão fechou em queda de -1.07%. Nesse momento o dólar trabalha em cima de uma forte região de suporte, onde provavelmente veremos defesa compradora nessa faixa de preço e para o ativo voltar para cima dos 5.000.
Caso isso não aconteça, podemos ver o dólar ganhar mais força vendedora e trabalhar abaixo dos 4.700.
Análise técnica PETR4
Petrobras encerrou o pregão com forte alta, novamente ganhando máxima histórica. O mais interessante nesse momento é aguardar uma correção para buscar oportunidades na venda.
Suportes: 28.30 – 27.90 – 26.50
Análise Técnica Vale
Vale fechou o dia corrigindo a alta apresentada na abertura. No dia de hoje, podemos ver o ativo ganhar forte em direção ao nível anterior de topo e buscar as regiões de resistência destacadas abaixo.
- Resistências: 69.50 – 70.05 – 71.10
- Suportes: 66.30 – 65.90 – 64.40
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T
Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários.
Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais