Os adultos na sala
analises
Os adultos na sala
16 fev 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Macro
Mercados em alta nessa quinta-feira, com futuro de bolsas operando no positivo na Europa e Estados Unidos.
O balanço corporativo de algumas empresas tem dado impulso aos investidores.
Nos Estados Unidos, o número de vendas no varejo surpreendeu parte dos analistas e teve sua maior alta em quase dois anos.
Esses dados, junto a alguns dados econômicos de emprego e o PPI, podem indicar as expectativas dos próximos passos do FED.
Os investidores já começam a trabalhar de forma mais contundente com a taxa terminal em 5,25%. Com essa taxa permanecendo mais elevada por algum tempo.
Os investidores começam a olhar com mais atenção a deterioração da relação China x EUA, com receios de que possa eventualmente contaminar o ambiente de negócios.
Nas commodities industriais, o minério de ferro e o cobre tem pregão de alta, justamente com impulsos vindo da China, com maior disposição do governo em Pequim, de apoiar a economia. Petróleo segue em baixa ainda bastante afetado pela demanda mais fraca.
Aqui no Brasil, o tema para os mercados será a reunião do CMN, o qual participam, Haddad, da Fazenda, Simone Tebet, do Planejamento e o presidente do BC, Roberto Campos.
O mercado tem expectativas relativamente boas quanto a reunião, uma vez que foi dito anteriormente por Haddad que não haveriam mudanças em relação as metas de inflação.
Ontem o mercado acompanhou de perto as falas dos membros do CMN no evento realizado pelo BTG, que foram bem recebidas pelo mercado, principalmente por citar um novo arcabouço fiscal e demonstrar alguma aproximação com o mercado financeiro.
Apesar de que houve críticas, ainda, das taxas de juros em patamares elevados que temos.
Mercado Interno
Análise Técnica
O Ibovespa nesta quarta-feira fechou em forte alta de 1,62% aos 109.600 pontos. Apesar da alta, o ativo segue em tendência de baixa no curto prazo.
Porém está sendo negociado em uma região importante.
Para uma retomada de viés positivo, é necessário que o índice continue esse movimento de alta e supere os 111.000 pontos.
Mercado Externo
Análise Técnica
O S&P500 nessa quarta-feira fechou em alta de 0,28% aos 4.147 pontos.
A expectativa para os próximos dias segue mais positiva já que a tendência de alta não foi anulada. A superação dos 4.159 pontos indica que o S&P pode testar regiões mais acima como os 4.180 pontos.
Commodities
Análise Técnica
O petróleo nesta quarta-feira terminou o pregão em baixa de 0,19% aos USD 84,95/barril.
Apesar da queda, o ativo segue sendo negociado acima das médias móveis, com expectativa mais positiva no curto prazo.
E estaria realizando um movimento de correção (repique de baixa). A superação dos USD 85,60/barril aumenta a probabilidade de retomada da tendência de alta.
Dólar
Análise Técnica
O dólar terminou essa quarta-feira em alta de 0,51% em 5,21 dólar/real.
A expectativa para o ativo nos próximos dias segue mais positiva, em que a superação dos 5,23 dólar/real indica uma maior probabilidade de retomada da tendência de alta.
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
- + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
- Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
- Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T
- Analista CNPI-T;
- Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
- Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais