Quando o VIX se acalma
analises
Quando o VIX se acalma
14 jun 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Nas vésperas da decisão de taxas de juros nos EUA, o mercado tem observado atento aos dados de inflação que saíram ontem, em linha com as expectativas. O dado foi o suficiente para os investidores precificarem com 99% de chances a manutenção das taxas de juros.
O foco do mercado após isso será na ata do FOMC, que pode trazer novas pistas sobre quando haverá um corte por lá.
Na Ásia, o mercado avança pelo quarto dia consecutivo, com investidores animados em relação aos estímulos de ontem. Resta entender se os cortes nas taxas de curto prazo será o suficiente para engatar uma retomada.
Por aqui, o que observamos na curva de juros no fechamento de ontem pareceu um movimento de realização com um doses de realidade, apesar dos dados animadores, o mercado tem entendido que o presidente do Banco Central é bem moderado na posição para corte de juros, com isso mercado segue precificando um corte na ordem de 25 bps.
Análise técnica Ibovespa
Após se aproximar da região dos 118k, o IBOV fechou em queda de -0.51%. Dando início ao movimento de correção da forte alta apresentada nos últimos dias, a expectativa é que o índice Ibovespa ganhe ainda mais força para baixo para testar novos níveis de suporte na região dos 112k e posteriormente 107k.
Análise técnica S&P500
O S&P500 fechou o dia em alta de +0.69%. Ainda dando sequência no movimento atual, a próxima resistência se encontra na faixa dos 4.400. A expectativa também é de correção para o mercado americano, visto que o movimento de alta já se encontra perto de níveis relevantes.
Análise técnica petróleo
O petróleo fechou o dia de ontem em alta de +2.78%. Mesmo conseguindo se sustentar na região de suporte dos $72, o movimento atual segue apontando para uma queda e a expectativa continua para o rompimento da região de suporte dos $70. Caso isso aconteça, o suporte mais relevante se encontra na faixa dos $62.
Análise técnica dólar
O dólar no último pregão fechou em leve queda de -0.03%. Após encostar na região de suporte dos 4.850 comentada aqui anteriormente, o dólar agora deve encontrar defesa compradora nessa faixa de preço e voltar para cima dos 5.000. Caso isso não aconteça, podemos ver o dólar abaixo dos 4.700.
Análise técnica PETR4
Petrobras apresentou leve queda no dia de ontem após não conseguir sustentar o patamar dos R$29. Devido ao movimento esticado, podemos ver o ativo dar início em uma correção um pouco mais forte.
- Resistências: 29.24
- Suportes: 28.30 – 27.90 – 26.50
Análise técnica VALE3
Vale fechou o dia corrigindo a alta apresentada na abertura. No dia de hoje, podemos ver o ativo ganhar forte em direção ao nível anterior de topo e buscar as regiões de resistência destacadas abaixo.
- Resistências: 69.10 – 70.05 – 71.10
- Suportes: 66.30 – 65.90 – 64.40
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T
Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários.
Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais