Aposentadoria para dentistas: confira opções disponíveis

onde-investir

Aposentadoria para dentistas: confira opções disponíveis

5 jun 2023Última atualização: 21 junho 2024

Raissa SchefferRaissa Scheffer

Como todo profissional autônomo que contribui para o INSS, o dentista tem direito a se aposentar. Mas, existem regimes diferentes e opções disponíveis para melhorar os planos desses profissionais para o futuro. Confira abaixo como funciona a aposentadoria para dentistas e quais as opções disponíveis.

Aposentadoria para dentistas

Uma das principais opções para os profissionais dentistas em relação à aposentadoria é a chamada aposentadoria especial. Ou seja, um benefício pago aos trabalhadores que trabalharam expostos a agentes perigosos ou nocivos à saúde.

Assim, são consideradas atividades insalubres ou que trazem algum tipo de risco pela exposição do dia adia. Desta forma, garante-se uma aposentadoria mais adiantada em relação aos outros tipos de aposentadoria.

Por exemplo, entre esses agentes que os dentistas podem ser expostos estão:

  • Agentes químicos: trabalho em contato com itens como chumbo, amianto, alumínio;
  • Agentes físicos: trabalho em contato com ruídos acima de 85 decibéis, frio ou calor intensos;
  • Agentes biológicos: trabalhar em contato com fungos, bactérias e vírus.

Aposentadoria especial para cirurgiões dentistas

Assim, para conseguir se enquadrar nesse tipo de aposentadoria, os dentistas devem ter 25 anos de trabalho com exposição a esses agentes no exercício de sua profissão.

Além disso, é preciso contar o fator da regra de transição da reforma de previdência. Ou seja, quem já trabalhava como dentista, mas até novembro de 2019 não havia completado os 25 anos de contribuição, entra na regra de transição:

25 anos de atividade especial + 86 pontos (os pontos são a soma da a idade, do seu tempo de atividade especial e do seu tempo de contribuição “comum”)

Já para quem começou a atuar depois de 2019 como dentista entra na regra definitiva, com os requisitos:

25 anos de atividade especial + 60 anos de idade.

Outras opções de aposentadoria para dentistas

Por isso, mesmo o dentista sendo um profissional liberal ou microempreendedor, ele tem direito à previdência social.

Porém, além de todas as regras a serem seguidas, os valores podem ficar muito abaixo do que se espera para uma aposentadoria tranquila. Principalmente se esses profissionais buscam manter o padrão de vida.

Nesse sentido, os dentistas devem pensar em investir, também, na previdência privada. Bem como em outros investimentos disponíveis no mercado. Aqui você encontra um guia completo sobre o tema.

Por aqui, separamos alguns tipos de investimentos com esse objetivo e como eles funcionam.

Previdência privada para dentistas

Como comentamos, a previdência privada é um investimento clássico para garantir a aposentadoria de vários tipos de profissionais, incluindo dentistas. E é clássico por um motivo: funciona bem e traz resultados.

A previdência privada é um investimento bastante recomendável para autônomos e empreendedores, por dependerem da própria gestão financeira. Sendo assim, ao planejar onde investir o dinheiro do consultório, não se esqueça da previdência privada.

PGBL

O PGBL é um plano de aposentadoria privada que permite pagar menos impostos durante a fase de acumulação. Isso, caso você faça a declaração completa de imposto de renda, porque assim é possível deduzir até 12% sobre a base de cálculo.

Pode ser uma opção interessante para dentistas com um negócio mais consolidado ou com muitas despesas. Porque, nestes casos, a melhor opção é fazer a declaração completa e solicitar o abatimento para o plano de previdência.

Outro ponto importante é que com PGBL costuma-se indicar o uso da tabela progressiva de tributação. Nela, quanto maior o valor, maior o desconto.

VGBL

Já o VGBL é outro plano de previdência privada, indicado para dentistas isentos da declaração do IR, ou que fazem a declaração resumida. Neste caso, não é possível fazer abatimentos anuais, mas a alíquota na hora do resgate vai recair apenas sobre o rendimento da aplicação.

Com o VGBL geralmente pratica-se a tabela regressiva de alíquotas, que é muito interessante para quem mantém o investimento por mais de 10 anos. Isso porque o valor dos descontos vai caindo, até chegar em 10%.

Por fim, para ajudar nessa jornada de aposentadoria e um planejamento patrimonial completo, os profissionais dentistas também podem contar com uma assessoria de investimentos especializada.

Raissa Scheffer

Raissa Scheffer

Raissa Scheffer (MTB: 0051926/SP) é jornalista com 16 anos de experiência em economia. Foi repórter e editora na Gazeta de Ribeirão e Jornal ACidade. Com passagens pela EPTV Ribeirão, Portal Terra, TV Record e Portal Revide.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra